03/09/07 |

Stephanes diz que sanidade é tema estratégico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) trabalha para eliminar a febre aftosa do território brasileiro e também incentivar os países vizinhos a participarem de ações nesse sentido para erradicar a doença na América do Sul. Uma das providências é reforçar a integração na área de sanidade animal, em especial com Bolívia, Equador e Paraguai. "Não faltarão recursos para isso e esta é uma decisão de governo", afirmou o ministro Reinhold Stephanes, ao visitar, no último final de semana, a Casa Tecnologia, na Expointer 2007.

Na maior mostra agropecuária da América Latina encerrada ontem (2 de setembro), em Esteio, Rio Grande do Sul, Stephanes disse que o tema sanidade animal – em especial a febre aftosa – é estratégico na agenda do MAPA e, sob alguns aspectos, pode ser considerado um assunto de segurança nacional. "Tanto que no próximo dia 14 temos a terceira reunião para tratar disso com o Paraguai", adiantou ministro.

Para Reinhold Stephanes – que conheceu as tecnologias levadas por 11 Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária à Expointer – épossível eliminar a febre aftosa da América do Sul nos próximos dois anos, se os países vizinhos e estados brasileiros estiverem integrados.

Além disso, o ministro Stephanes fez comentários sobre uma das preocupações dos produtores gaúchos: a liberação do plantio de soja sem restrições nos municípios de São Gabriel, Santa Margarida do Sul eTriunfo. Ele disse que o MAPA estudará modificações do zoneamento para o plantio da oleaginosa (portaria sobre o assunto foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, dia 31).

Rodrigues (MTB/RS 5297) Contato: 3448-4113 E-mail: deva.rodrigues@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/