04/09/07 |

Embrapa Roraima promove curso para realizar inventários florestais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Roraima (Boa Vista-RR) está promovendo um curso sobre sistema para análise fitossociológica e elaboração de inventários e planos de manejo de florestas nativa, utilizando o software Mata Nativa 2. O curso é direcionado para pesquisadores, engenheiros florestais, engenheiros agrônomos, engenheiros ambientais, biólogos, consultores em manejo florestal, fiscalização e proteção ambiental, professores e estudantes de pós-graduação. As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira, 4, até o dia 11 de setembro. O curso será realizado nos dias 20 e 21, com carga horária de 16h.

O software Mata Nativa baseia-se em conceitos técnicos desenvolvidos e selecionados por uma equipe de doutores em Manejo Florestal de quatro universidades federais: Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Inicialmente os pesquisadores idealizaram um software para agilizar suas pesquisas, reduzindo o tempo com o processamento dos dados para se dedicarem mais à análise dos resultados. Depois, o projeto ganhou maiores proporções e, em parceria com a Cientec, empresa especializada em desenvolvimento de softwares, surgiu em 2001, a primeira versão do software Mata Nativa. Desde então, o software tem sido utilizado para diferentes finalidades.

Empresas de consultoria têm utilizado o Mata Nativa para a produção de seus inventários florestais e planos de manejo. Muitas universidades, através de seus pesquisadores e alunos, têm utilizado o software para processar suas pesquisas, sendo que diversas teses e trabalhos científicos aplicaram o Mata Nativa em sua metodologia.

A coordenação do curso na Embrapa Roraima é dos pesquisadores Haron Xaud e Patrícia Costa, que atuam, respectivamente, nas áreas de recursos florestais e recursos naturais.

A Embrapa Roraima está trazendo a Boa Vista, como instrutor do curso, o engenheiro florestal Rodrigo Marques de Medeiros, da empresa Cientec, de Viçosa (MG), que integra a equipe de desenvolvimento do Mata Nativa. O conteúdo do curso inclui a apresentação do software, cadastro de dados de campo, realização de cálculos de estrutura diamétrica, análises volumétricas, estatísticas de amostragem, utilização das principais funcionalidades e ferramentas do sistema como, por exemplo, importação de dados do Excel, geração de relatórios personalizados, plotagem de mapas georreferenciados e realização de um exemplo prático, com a criação de um projeto completo de inventário florestal.

Inscrições – Para participar do curso, é preciso ter experiência na execução e tratamento de dados de inventários florestais em florestas nativas e potencial efetivo de utilização do treinamento em projetos de cunho florestal ou ambiental, em andamento, na Embrapa Roraima, ou em instituições parceiras. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição, informando em resumo sua experiência profissional com florestas nativas e aplicabilidade do treinamento em sua atuação profissional. As vagas são limitadas e a inscrição se efetivará após a seleção do perfil dos candidatos. O aceite da inscrição será comunicado até o dia 14 de setembro. A partir daí, o interessado poderá efetivar sua inscrição até o dia 18 de setembro com o pagamento de uma taxa de ajuda de custo no valor de R$ 30. As inscrições podem ser feitas na Embrapa Roraima (Rodovia BR 174, Km 8, Distrito Industrial), na Área de Comunicação e Negócios (ACN). Fone para informações: 3626-7125.

As aulas vão acontecer nos dias 20 e 21, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Escola de Governo de Roraima, rua Barão do Rio Branco, esquina com rua Penha Brasil (próximo ao IBR), Centro.

Embrapa RoraimaSíglia Regina – Jornalista - DRT/AM - 66siglia@cpafrr.embrapa.br(95) 3626-7125 ramal 46

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/