06/09/07 |

Quintais Orgânicos é certificado como Tecnologia Social

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, conduzido pela Embrapa Clima Temperado, com patrocínio da CGTEE (Companhia de Geração Térmica de Enegia Elétrica) e apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Edmundo Gastal, chega este ano a 500 unidades instaladas, e recebeu a  certificação de tecnologia social 2007.

Esta é a quarta edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, realizada em parceria com a Petrobras, com apoio da Unesco, e a KPMG Auditores Independentes.

O total de trabalhos inscritos chegou a 782, constituindo-se, assim, na maior premiação do terceiro setor. A premiação é concedida, a cada dois anos, para identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais, conceito que compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade, que representem soluções efetivas de transformação social.

O Projeto Quintais Orgânicos instala pomares em várias regiões do Sul do Brasil, já tendo atingido mais de 70 municípios e conta também com um braço de cooperação internacional, com a participação da Fundação Logros, ligada à Organização dos Estados Americanos. Participação que tem permitido a troca de experiências em regiões de fronteira, especialmente com o Uruguai.

Cada quintal tem cinco plantas de, pelo menos, 12 espécies frutíferas. São quintais com pêssego, figo, laranja, amora-preta, mirtilo, araçá, goiaba, caqui,pitanga, romã, tangerina e limão. A partir de 2006, outras espécies de frutas nativas do Sul também passaram a integrar os pomares ecológicos, entre as quais guabiju, araticum, uvaia, cereja do Rio Grande e guabiroba.

"A escolha das frutas segue as características nutricionais e medicinais de cada espécie, e a adaptação das mesmas ao clima e solo da região", explica o agrônomo Fernando Costa Gomes, um dos líderes do projeto.

Em áreas que têm uma média de 1,2 mil metros quadrados, produtores e comunidades beneficiadas instalarão, 60 plantas, que darão frutos ao longo dos 12 meses do ano.

A idéia é dar aos pequenos produtores, quilombolas, escolas e comunidades indígenas a opção de ter frutas não apenas para diversificação e enriquecimento do cardápio, mas também como alternativa de renda. "Por isso, além de capacitar técnicos de extensão em cada região onde há a instalação de pomares. São repassados ainda ensinamentos sobre o aproveitamento das frutas - como a produção de doces e geléias", completa Fernando.

Em 2007 já foram implantados 135 quintais, da meta programada, que seria de 200. No entanto, devido à grande demanda, a Embrapa, CGTEE e Fapeg assumiram o compromisso de implantar, até meados de setembro, 225 quintais, atingindo um total de 530 e beneficiando um público de aproximadamente 18 mil pessoas.

Além do Projeto Quintais, outros três projetos da Embrapa tiveram notoriedade: Inoculação do Feijão-Caupi com Rizóbio (Embrapa Agrobiologia/Seropédica-RJ); Kit Embrapa de Ordenha Manual (Embrapa Gado de Leite/Juiz de Fora-MG); Plantas Medicinais como Inclusão Social (Embrapa Amazônia Oriental/Belém-PA).

Antônio Heberlê MTB/RS 6160Embrapa Clima TemperadoContato:(53) 3275 8113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Prática agropecuária: Outras práticas agropecuárias