10/09/07 |

Prêmio Embrapa de Reportagem já tem vencedores

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foram mais de 120 reportagens inscritas. Jornalistas de todas as regiões do país enviaram suas melhores produções dentro do tema "O Brasil e a Agricultura Tropical: Liderança Movida a Conhecimento". O júri teve trabalho para verificar todo o material e avaliar itens como pertinência ao tema, qualidade técnica e conteúdo. Mas acabaram escolhendo as matérias que melhor reuniam todas essas características. O Prêmio Embrapa de Reportagem 2007 já tem vencedores.

Na categoria Impresso, a reportagem "A Próxima Revolução", de Murilo Ramos, da revista Época, foi a vencedora. O jornalista destacou cinco tecnologias brasileiras que têm importantes aplicações práticas. A matéria também mostra o perfil dos pesquisadores que lideraram as equipes de pesquisa que desenvolveram os projetos, todos da Embrapa, e acaba fazendo um painel do estágio avançado que alcançou a pesquisa agropecuária no país.

Na categoria TV, a escolhida pelos jurados foi a reportagem "Agroenergia", da equipe do Jornal Nacional, representada pela jornalista Vera Souto, da Rede Globo. A série procurou mostrar a importância do etanol e do biodiesel como alternativas à dependência do petróleo e também como forma de combater o aquecimento global. Também explorou como Europa e Estados Unidos estão se preparando para competir pelo mercado dos combustíveis gerados pela atividade agrícola.

Na categoria Rádio, ganhou a reportagem "O Álcool Gaúcho", de Giane Guerra, da Rádio Gaúcha. A jornalista ouviu diversas fontes para saber como o Rio Grande do Sul está se preparando para não ficar fora da onda mundial de substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis. O Estado, que não tem tradição na cultura de cana, está investindo no desenvolvimento de variedades adaptadas a suas condições de clima e solo.

Na categoria Internet, a reportagem escolhida pelos jurados foi "O Alimento Que Brota na Seca", de Isaura Daniel, da Agência de Notícias Brasil-Árabe (www.anba.com.br). Para escrever a série de matérias, a jornalista viajou ao interior dos estados de Pernambuco e Piauí para contar como tecnologias simples ajudaram os sertanejos do Semi-Árido nordestino a conviver com a seca e produzir alimentos, mesmo em condições climáticas adversas.

Participaram da escolha das reportagens premiadas, como jurados, os jornalistas Alexandre Silveira, Ana Purchio, Ayr Aliski, Cíntia Sasse, Deraldo Goulart, Gabriela Prado, Otília Rieth Goulart e Selma Beltrão. Os vencedores de cada categoria receberão prêmio no valor bruto de R$10 mil. A cerimônia de entrega acontece em outubro, na Sede da Embrapa, em Brasília.

Prêmio Embrapa de Reportagem - Promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Prêmio Embrapa de Reportagem conta, neste ano, com o patrocínio da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG), da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (CNA/SENAR), e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O objetivo é reconhecer trabalhos jornalísticos que se destaquem por haver tornado acessíveis ao público informações geradas pela pesquisa agropecuária. Entre os vencedores, em anos anteriores, estão jornalistas de veículos como Folha de São Paulo, Jovem Pan, Gazeta Mercantil, Agência Safras, Zero Hora e Canal Rural.

Vitor Moreno (DRT 38057/SP)Assessoria de Comunicação Social – EmbrapaTelefone: (61) 3448-4039E-mail: vitor.moreno@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/