11/09/07 |

Embrapa expõe tecnologias em feira de qualidade de vida em Brasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um inseticida totalmente biológico que controla o mosquito da dengue sem causar danos à saúde e ao meio ambiente e cogumelos comestíveis e medicinais cultivados por uma tecnologia mais econômica e saudável serão as atrações apresentadas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante a VI Feira de Qualidade de Vida, em Brasília, DF, no período de 12 a 14 de setembro, das 09h00 as 17h00.

O evento está sendo promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, autarquia vinculada ao Ministério da Educação - MEC, em frente ao Edifício Sede do FNDE (SBS Quadra 02 Edifício Áurea) e vai contar também com palestras e oficinas sobre temas relacionados à preservação do meio ambiente.

Cultivo de cogumelos com mais economia e saúde - Os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas quase equivalente a da carne e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura.   A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia adaptou para o Brasil a técnica chinesa denominada Jun Cao (Jun= fungo Cao=gramínea), capaz de intensificar e baratear a produção de cogumelos comestíveis, já que substitui os meios de cultivo tradicionais (troncos de árvore ou serragem) pelo uso de substrato de capim, junto com outros nutrientes.

A técnica Jun-Cao permite que o cultivo de cogumelos seja muito mais econômico e ambientalmente mais saudável, além de contribuir para ampliar os mercados consumidores.

As pesquisas resultaram na formação do Banco de Cogumelos para Uso Humano da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que hoje conta com mais de 300 espécies de interesse alimentar e medicinal, incluindo variiedades de cogumelos mais conhecidas do público, como o champignon de Paris, Shitake e Shimeji, entre outros.

Inseticida biológico controla dengue sem prejudicar a saúde e o meio ambiente - Outra atração da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia durante a VI Feira de Qualidade de Vida será o inseticida biológico Bt-horus, desenvolvido em parceria com a empresa do Distrito Federal Bthek Biotecnologia para controlar o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti). Essa doença vem crescendo de forma assustadora no Brasil e hoje atinge mais de 3.500 municípios em todas as regiões brasileiras.

O Bt-horus é eficaz também contra o borrachudo que, além de ter uma picada dolorida, pode causar alergia e, com isso, prejudicar a vida dos trabalhadores rurais, o turismo e a agropecuária, pois também causa estresses em animais.

O inseticida biológico foi desenvolvido a partir de uma bactéria conhecida como Bt (Bacilus thuringiensis), amplamente utilizada em programas de controle biológico em todo o mundo.  Essa bactéria é entomopatogênica, ou seja, específica para controlar os insetos-alvo e, portanto, o produto é inofensivo à saúde humana e ao meio ambiente, podendo ser utilizado em caixas d'água domésticas e em cursos de água. 

Além de melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para a preservação do meio ambiente, por não conter substâncias químicas nocivas ao homem e aos demais seres vivos, o Bt-horus pode beneficiar também a pecuária, pela provável redução de perdas com o controle dos borrachudos, e gerar economia secundária aos programas de saúde pela diminuição de casos de dengue e de alergias decorrentes de picadas de borrachudo.

A VI Feira de Qualidade de Vida acontece entre os dias 12 e 14 de setembro, de 9h as 17h, em frente ao Edifício Sede do FNDE (SBS Quadra 02 E. Áurea) em Brasília, DF.

Jornalista: Fernanda DinizEmbrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaFones: (61) 3448-4769 e 3340-3672E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/