12/09/07 |

Embrapa, Finep e Sebrae assinam convênio para inovação de pequenas empresas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Será assinado hoje, dia 12 de setembro, na Universidade Sebrae de Negócios (Usen), em Porto Alegre, o convênio Embrapa/ Fapeg/ Finep/ Sebrae para a liberação de recursos e execução do Projeto Inovações Tecnológicas em MPEs de Alimentos de Pelotas e Região. O projeto, lançado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS), em parceria com o Finep e Sebrae, promoverá a inovação tecnológica de sete agrioindústrias da Região, selecionadas pela Instituição de Pesquisa e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. São elas: Valmatra, Embala, Fragole, Tortas Diet, Sorvetes Tamaju, Silvia Chocolate e Crochemore.

Dos 70 projetos aprovados no Brasil, nove são do Rio Grande do Sul. Inovações Tecnológicas foi o único aprovado na metade sul. O projeto atendeu à chamada pública em 2006. O objetivo, segundo o coordenador, Daniel Aquini, é criar um lote experimental de produtos para as sete empresas a partir de matérias-primas pouco utilizadas na Região Sul, como frutas nativas e milho farináceo – trazido pelos açorianos há cerca de 200 anos, e colocá-los no mercado em apoio ao arranjo produtivo local de alimentos.

O projeto prevê, ainda, duas linhas de pesquisa: o aperfeiçoamento da farinha através do processo de extrusão (melhoramento das características tecnológicas da farinha) e de liofilização das frutas (transformação das frutas em pó).

“As empresas trabalharão de forma compartilhada, uma oferecendo insumos para a outra. "O que é positivo, porque estimula a cooperação"”, avalia Aquini. "“Fortalece toda a cadeia produtiva, promove o desenvolvimento regional e a identidade local destas empresas, o que é muito importante para zona sul, além de fortalecer a instituição Embrapa, por meio da aquisição de novos equipamentos"”, completa o chefe-geral da Unidade, João Carlos Costa Gomes.

O desenvolvimento de novos processos e produtos para a rede de micro e pequenas empresas será realizado pela pesquisadora Ana Cristina Krolow, através de visita mensal e acompanhamento das diretrizes. Será contratado ainda um bolsista com nível superior para o atendimento direto às empresas.

Participam também do trabalho os pesquisadores Sérgio Delmar, Maria do Carmo Raseira, Enilton Coutinho e o analista Fernando Costa Gomes. A expectativa é de que até o final deste mês seja liberada a primeira parcela dos recursos.

Sady M.Sapper - MTb RS 5376Embrapa Clima TemperadoContato (53) 275-8113 - sadi@cpact.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/