12/09/07 |

Acordo Brasil – Paraguai viabiliza capacitação para pesquisadores paraguaios

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Desde 2006, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vem intensificando suas relações com o Paraguai. Este ano, o intercâmbio concretizou-se com a assinatura do acordo de cooperação técnica entre países em desenvolvimento.

Assinado entre o governo brasileiro e o paraguaio, ele tem a Embrapa e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai como executores e a coordenação sob os cuidados do Ministério das Relações Exteriores dos dois países. A proposta inicial estabelece a implantação de um projeto de capacitação técnica de pesquisadores nas principais cadeias produtivas do agronegócio do Paraguai.

Em recente visita técnica ao Paraguai, os pesquisadores da Embrapa Mário Artemio Urchei, chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), e Carlos Hissao Kurihara, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, estiveram no país vizinho para conhecer mais de perto  aspectos econômicos, sócio-culturais e edafoclimáticos da região de origem dos técnicos a serem capacitados pela Embrapa. A partir disso, serão definidos os enfoques a serem estabelecidos nas atividades presenciais teórico-práticas do "Curso de Capacitação técnica de pesquisadores nas principais cadeias produtivas do agronegócio do Paraguai".

Para isso, a missão contemplou visitas a unidades de pesquisa, institutos (Dirección de Investigación Agrícola e Dirección de Investigación y Producción Animal), fundação privada, organização de produtores, Ministério de Agricultura e embaixada brasileira.

Após reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Silvio Alfredo Molinas Maldonado, e diretores do DIA e DIPA, Urchei e Kurihara esclarecem que essa primeira etapa da capacitação de pesquisadores e técnicos paraguaios ocorrerá em um período de duas semanas para as explanações teóricas nas diferentes linhas temáticas selecionadas por eles - integração lavoura-pecuária, produção e patologia de sementes, manejo de plantas daninhas, contaminação ambiental por pesticidas, manejo e fertilidade do solo, fixação simbiótica de nitrogênio, indicadores de qualidade do solo, nematologia, cultura da mandioca e agroecologia - seguido de igual período para o acompanhamento dos pesquisadores paraguaios na execução dos projetos, junto aos pesquisadores da Embrapa no Brasil.

A proposta de programação para o primeiro módulo do "Curso de Capacitação técnica de pesquisadores nas principais cadeias produtivas do agronegócio do Paraguai" é para o período de 15 de outubro a 9 de novembro, na Embrapa Agropecuária Oeste.

O ministro Silvio Alfredo Maldonado agradeceu a oportunidade à Embrapa e ao governo brasileiro e se prontificou a não medir esforços para que as atividades de pesquisa agropecuária no Paraguai sejam incentivadas.

Segundo Urchei, a partir de agora muitas possibilidades e oportunidades estão abertas para a intensificação da cooperação técnico-científica entre o Brasil e o Paraguai o que é fundamental para o desenvolvimento sustentável dos dois países.

Dourados – outros dois importantes projetos que estão sendo analisados junto ao Governo do Brasil, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, referem-se à área de agroenergia e pecuária de leite para a agricultura familiar do Paraguai.

Nessa direção, a Embrapa Agropecuária Oeste, nessa recente missão, iniciou interlocução com a Fundação Moisés Bertoni no sentido de viabilizar um acordo de cooperação para pesquisa com a cultura do pinhão manso, visando a produção de biodiesel.

A Embrapa Agropecuária Oeste é a responsável por coordenar esse projeto, o qual terá a participação de várias Unidades da Embrapa. Distante 120 Km da divisa com o Paraguai, o município de Dourados-MS é ponto estratégico nesta parceria.

Jornalista: Dalízia Aguiar - DRT/MS 28/03/14Contatos: (67) 3425-5122 r.: 180  dalizia@cpao.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/