12/09/07 |

Dia de Campo na TV mostra produção de sementes de feijão em várzeas tropicais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Esta semana o Dia de Campo na TV apresenta o tema Produção de sementes de feijão em várzeas tropicais. O programa vai ao ar nesta sexta-feira, 14 de setembro, das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY) e parabólica, com reapresentação domingo, dia 16 de setembro, às 8h, pelo Canal NBR/TV Nacional. A produção deste Dia de Campo na TV é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás - GO), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Embrapa Arroz e Feijão desenvolveu tecnologia para a produção de sementes de feijão nas várzeas irrigadas do Vale do Rio Araguaia, no Estado do Tocantins. Esta região desponta há cinco anos como novo pólo produtor nacional de sementes, pois permite a redução dos custos de produção e a obtenção de sementes livres de doenças. Isso tem chamado a atenção do setor privado e do governo estadual (Seagro/TO e Ruraltins), que são parceiros dessa iniciativa.

A produção de sementes com qualidade sanitária é explorada por agricultores tocantinenses e por empresas privadas que arrendam propriedades na região. Como as áreas de cultivo tradicionais do Cerrado encontram-se sob forte pressão de doenças, a obtenção de sementes livres de fungos (sclerotinia, rizoctônia, fusarium) que atacam o feijoeiro, é muitas vezes impossível ou proibitiva do ponto de vista dos gastos embutidos no uso de defensivos químicos. Entretanto, no Tocantins, esse problema inexiste até o momento.

A área potencial do Vale do Rio Araguaia que pode abrigar o cultivo do feijoeiro irrigado abrange 60 mil hectares, envolvendo os municípios de Cristalândia, Dueré, Lagoa da Confusão e Pium. Esta área já está incorporada ao sistema de produção, sendo cultivada com arroz (exclusivamente no verão) e com soja, milho, algodão e hortaliças no período da entressafra. A tecnologia de produção de sementes sadias do feijoeiro requer ainda manejo diferenciado da adubação nitrogenada e permite a colheita mecânica direta da lavoura.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo), pelo fax (61) 3273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Como sintonizar o programa - Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Arroz e Feijãowww.cnpaf.embrapa.brJornalista: Rodrigo Peixoto (MTb/GO 1.077)Telefone: (62) 3533-2108E-mail: rpbarros@cnpaf.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológicawww.sct.embrapa.brJornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)Telefone: (61) 3448-4590E-mail: diacampo@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/