17/09/07 |

Embrapa Meio-Norte ganha novos parceiros no Maranhão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O convênio de cooperação técnica entre a Embrapa e o Governo do Maranhão ganha mais três parceiros de peso.  A partir de agora a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extenção do Maranhão – Agerp, o Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento – Cinpra São Luis e a Superintendência Federal da Agricultura no Maranhão também fazem parte do comitê executivo do convênio.

O plano de ação, que este ano tem um orçamento de R$ 856 mil, recursos que serão repassados pelo governo maranhense, prevê ações de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias em 60 municípios, beneficiando cerca de 5 mil famílias de pequenos agricultores. As ações serão desenvolvidas nas regiões da Pré-Amazônia, Vale do Itapecuru, Médio Mearim, Chapadinha e Balsas.

As ações prioritárias que a Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI) desenvolverá no Maranhão em parceria com outros órgãos vão ao encontro das necessidades tecnológicas do estado. A Unidade participará ativamente das ações voltadas ao Programa de Arranjos Produtivos; formação de câmaras técnicas setoriais nas regiões de Imperatriz e Chapadinha; implantação da Rede Maranhense de Pesquisa Agropecuária, bem como de pesquisas para o Programa de Biocombustíveis do Maranhão.

De mãos dadas com os outros onze membros que com ela compõem o comitê executivo do convênio de cooperação técnica, a Embrapa Meio-Norte atuará efetivamente em ações de pesquisa do programa de produção de sementes, mudas, matrizes e reprodutores; formação de agentes municipais de pesquisa, desenvolvimento e assistência técnica; da plataforma nacional de pesquisa em agroecologia, além do Programa de Aceleração Tecnológica do Maranhão.

Ainda para este ano, são metas do plano de ação da Unidade naquele estado a elaboração de cinco projetos de pesquisa e desenvolvimento; instalação de 26 unidades demonstrativas e a capacitação de 100 técnicos e de 75 agricultores, que atuarão como multiplicadores de informações. Está previsto também a realização de oito dias de campo, dois encontros para levantamento de demandas tecnológicas e a implantação de duas câmaras técnicas setoriais de pesquisa e desenvolvimento.

AVANÇO - O convênio de cooperação técnica celebrado entre  a Embrapa Meio-Norte e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema, no começo deste ano, já  avançou. Oito pesquisadores bolsistas, entre mestres e doutores, foram selecionados  pelas duas instituições e começam a  trabalhar em diferentes regiões do Maranhão neste semestre.

Eles vão atuar nas áreas de Sistemas de Produção Agroenergéticos, sub-áreas: produção de biomassa e energia (melhoramento genético de palmáceas e fitotecnia aplicada ao cultivo de oleaginosas – pinhão manso e mamona); Sistemas de Produção Sustentáveis, sub-áreas: sistemas agropastoris (integração lavoura-pecuária e forragicultura), fruticultura (melhoramento genético de fruteiras nativas ), agricultura com base ecológica (agricultura familiar: ênfase na produção de pequenos animais e apicultura)  e melhoramento genético vegetal (grãos); e Sistemas de Produção Aquícolas, sub-área: nutrição e alimentação de espécies aquícolas.

Jornalista: Fernando Sinimbu - DRT 654 MTb/PIEmbrapa Meio-NorteContatos: (86) 3225-1141 - ramal 275fernandosinimbu@cpamn.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/