19/09/07 |

Curso capacita extensionistas em produção de mandioca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com a finalidade de capacitar extensionistas para atuarem como multiplicadores no desenvolvimento da cultura da mandioca no Estado do Amazonas, a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) promove dias 18 e 19 de setembro, no Campo Experimental do km 29 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara) o curso "Tecnologias para Produção de Mandioca".

A capacitação terá aulas teóricas e atividades de campo e contará como instrutores os pesquisadores Miguel Dias, Ana Pamplona e Ricardo PupoGonçalves. O Estado do Amazonas é o segundo maior produtor de mandioca da Região Norte, que de acordo com dados do IBGE, no ano de 2005, teve uma produção de 876.875 toneladas de raiz, para uma área cultivada de 80.652 hectares, e produtividade de aproximadamente 9,6 toneladas por hectare, produção essa correspondente a 12,2% do total da região e 3,9% da nacional.

Terra firme

A mandioca é plantada no Amazonas, tanto em solos de várzea como de terra firme. Tal fato demonstra que a espécie se adapta bem às condições de solo e clima (edafoclimáticas) da região. Mas a produção é insuficiente para atender a demanda de farinha, principal produto da mandioca no Estado, cujo consumo per capita é de aproximadamente 58 quilos por pessoa ao ano.

Por essa razão, é necessário importar cerca de 16% do produto, que corresponde a 24 mil toneladas de farinha. Essas informações conduzem a uma reflexão acerca das constantes transformações que vêm ocorrendo na cadeia produtiva da mandioca, bemcomo da necessidade de adequar-se a esses novos conceitos, a fim de garantir o abastecimento interno sem a necessidade de aumento das importações.

A Embrapa Amazônia Ocidental tem no projeto "Rede de Transferência de Tecnologia para a Agricultura Familiar na Amazônia" a atividade de capacitação de técnicos da extensão rural do Estado para atuarem como multiplicadores junto aos agricultores. Desta forma, é que está sendo oferecido o curso tecnologias para produção da mandioca no Estado do Amazonas, como oportunidade de se conhecer a evolução da cultura e quais os elementos que condicionam a produção agrícola em determinada região, como pré-requisito para a construção de alternativas sustentáveis para o desenvolvimento agrícola regional.

Programação

Durante o curso os participantes terão informações sobre calagem, adubação e controle de plantas daninhas e conhecerão o sistema de plantio, que vai desde o preparo do material de plantio,tratamento químico de manivas/sementes, poda e conservação de manivas, época de plantio, espaçamento e densidade de plantio, rotação econsorciação.

Na quarta-feira, dia 19/9, serão realizadas as aulaspráticas no campo, onde a Embrapa dispõe de um Banco Ativo de Germoplasma, que é uma coleção com 1.600 acessos (variedades de mandioca) que garante a variabilidade genética dessa cultura, de onde são feitos os diversos cruzamentos que têm possiblitado o surgimento de variedades mais produtivas e resistentes a doenças.

A Embrapa Amazônia Ocidental selecionou e recomendou para a região quatro clones de mandioca com produtividade acima da média estadual:Zolhudinha, Mãe Joana e Amazonas Embrapa 8 - indicadas para as áreas de várzea -, e BRS Purus, para terra firme, que apresentam rendimento de,respectivamente: 33, 19, 25 e 25 toneladas, representando um incremento que varia de 58 a 175% sobre a média estadual.

Jornalista::Maria José Tupinambá( MTb/AM 114)Embrapa Amazônia Ocidental Contatos: (92) 3621-0352  maria@cpaa.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/