20/09/07 |

Embrapa discute segurança alimentar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O diretor executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Geraldo Eugênio de França, participou nesta quinta-feira (20), na Câmara dos Deputados, em Brasília, da abertura do 1º Seminário de Educação Alimentar.

Representando o ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, Geraldo Eugênio ressaltou a importância da educação alimentar. "Nosso desafio é trabalhar para que todo brasileiro valorize a importância da fruta, da hortaliça, do leite, enfim, do alimento saudável. Nós produzimos quase 800 quilos de grãos por habitante, então não há justificativa para que grande parte da população não tenha oportunidade de se alimentar de maneira saudável", afirmou.

Segundo o autor do requerimento para a realização do seminário, deputado Maurício Trindade, a idéia é obter um diagnóstico sobre a educação alimentar e nutricional do Brasil, e saber dos órgãos competentes  quais as normas técnicas para a publicidade dos produtos, ações, normas e regulamentos para combater a fome e a alimentação inadequada, visando a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida da população. "Esperamos fazer leis melhores e mais adequadas sobre o assunto para o benefício de toda a sociedade", ressaltou.  Participaram também da abertura do evento os representantes dos ministérios da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, Nelcy Ferreira da Silva, o presidente da Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Nutricional no Congresso Nacional, deputado Nazareno Fonteles, o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Jorge Tadeu Mudalen, entre outros parlamentares.

Política nacional

Para Geraldo Eugênio, a iniciativa dos ministérios envolvidos com a questão da segurança alimentar é muito importante para se obter uma política nacional sobre o tema. Segundo ele, o papel da Embrapa é fundamental nesse debate, já que possui dois centros específicos em tecnologia de alimentos: a Embrapa Agroindústria Tropical e a Embrapa Agroindústria de Alimentos.

"A Empresa pode ser o elo entre as diversas políticas de governo, seja na alimentação saudável, na merenda escolar, em apoio às comunidades de risco, aos idosos, gestantes e aos enfermos. Além de produtos agrícolas prósperos queremos uma população saudável, e esta segurança começa por um bom prato de comida."

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/