25/09/07 |

Pesquisadores de projeto internacional se reúnem na Embrapa Arroz e Feijão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebe na terça-feira (25) integrantes do Generation Challenge Program, projeto internacional que visa desenvolver tecnologias destinadas às regiões agrícolas mais pobres do planeta. No encontro, estarão presentes alguns dos pesquisadores da rede de fenotipagem de culturas para resistência à seca.

Na reunião, serão debatidos os resultados parciais das investigações científicas, em Goiás e no Distrito Federal, com o arroz e o trigo, os quais serão apresentados, respectivamente, pelos pesquisadores Cleber Morais Guimarães (Embrapa Arroz e Feijão) e Walter Ribeiro Júnior (Embrapa Trigo).

O pesquisador Reinaldo Gomide (Embrapa Milho e Sorgo) irá expor também as informações discutidas durante a reunião anual do Generation Challenge Program, realizada recentemente na África do Sul. Já o pesquisador Flávio Breseghello (Embrapa Arroz e Feijão) aproveitará a oportunidade para mostrar os trabalhos para aumento da tolerância ao estresse hídrico em gramíneas.

Na quarta-feira (26/09), o grupo de pesquisadores seguirá para a cidade de Porangatu, a 400 quilômetros de Goiânia, onde visitará a área experimental com os ensaios de resistência à seca em arroz e no trigo. O trabalho da rede de fenotipagem de culturas para resistência à seca envolve ainda o milho, o sorgo e o feijão; e seu resultado final poderá indicar variedades mais adaptadas para plantio em regiões agrícolas suscetíveis à deficiência temporária de chuvas.

Jornalista: Rodrigo Peixoto (1.077 MTb/GO)Contatos.:(62)533-2108rpbarros@cnpaf.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/