25/09/07 |

Parceria inédita cria consórcio em biologia avançada

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai formalizar uma parceria inédita com o Centro Francês de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento (CIRAD).

Trata-se da implantação do Consórcio Internacional de Biologia Avançada (CIBA), que movimentará mais de US$ 3 milhões e irá gerenciar estudos da Embrapa e do Pólo de Pesquisa em Agronomia Tropical e Mediterrânea (Agrópolis), com sede em Montpellier (França), e outras instituições.

A carta de intenções do CIBA será assinada no dia 26 de setembro (quarta-feira), pelo diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, e o diretor-geral do CIRAD, Gérard Matheron, em Brasília. Com isso, fica reafirmada a continuidade, no médio e longo prazos (cinco a 10 anos) de pesquisas em biologia avançada aplicada para atender às expectativas dos agricultores do mundo tropical, subtropical e mediterrâneo.

Na prática,  com a assinatura deste documento, o CIRAD passará a ser o mediador da parceria entre a Embrapa e o Agrópolis e também da implementação do CIBA.

Projetos

Hoje existem 26 projetos na área de biologia avançada, que são conduzidos entre o Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior (Labex Europa/Montpellier), unidades descentralizadas da estatal brasileira e o Agrópolis. As pesquisas envolvem instituições nacionais e internacionais – entre elas o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e o Centro de Pesquisas Científicas de Yucatán - além de várias universidades.

Mais de 80 pesquisadores e cerca de 40 estudantes brasileiros e franceses fazem parte da equipe, que aborda temas como: genômica, marcadores moleculares, protômica e engenharia genética, entre outros.

Embora a cooperação entre a Embrapa e o CIRAD na área técnica tenha mais de 30 anos, com saldo positivo à agricultura tropical, o chefe da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), Elísio Contini, comenta que o CIBA é um dos resultados do trabalho do Labex Europa/Montpellier, instalado há cinco anos.

"O consórcio é decisivo para, nos próximos anos, ver os investimentos em genômica vegetal favorecendo, por exemplo, o estudo da tolerância à seca e aos nematóides e fungos, de maneira a contribuir com os desafios mundiais de adaptação da agricultura à mudança climática e à redução no uso de pesticidas", enfatiza Contini.

A assinatura da carta de intenções está marcada para às 14 horas desta quarta-feira (26 de setembro), no edifício Sede da Embrapa (sala da presidência), em Brasília.

Deva Rodrigues (MTB/RS 5297)Telefone (61) 3448-4113E-mail: deva.rodrigues@embrapa.brFernanda Diniz (MTb/DF 4685/89) Telefone (61) 3448-4769 e 33403672E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/