26/09/07 |

Embrapa e CIRAD instalam consórcio de US$ 4,6 milhões

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvio Crestana, e o diretor-geral do Centro Francês de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento (CIRAD), Gérard Matheron, instalaram na tarde desta quarta-feira (26 de setembro), em Brasília, o Consórcio Internacional de Biologia Avançada (CIBA), que movimentará US$ 4,6 milhões em 26 estudos direcionados principalmente aos temas meio ambiente  e mudanças climáticas.

Embora a Embrapa e o CIRAD  trabalhem juntos há mais de 30 anos, o CIBA fortalecerá os estudos que são conduzidos por uma equipe de 77 pesquisadores da estatal brasileira, 65 do Pólo de Pesquisa em Agronomia Tropical e Mediterrânea (Agrópolis), com sede em Montpellier (França) – o qual o CIRAD está vinculado-  e ainda conta com outros 59 parceiros (entre universidades e institutos de pesquisa), além de agências financiadoras. Se inclui também o intercâmbio de estudantes brasileiros e franceses.

Para Silvio Crestana o consórcio abre caminho para novos arranjos institucionais, para operar parcerias por meio do Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior (Labex Europa/Montpellier), na França. Ele acredita se tratar de um modelo inovador que não apenas valoriza os recursos materiais. "Com isso vamos poder cooperar com países da Ásia, África e América Latina", enfatizou Crestana.

Segundo o diretor-geral do CIRAD o trabalho conduzido pelos parceiros deste consórcio permitirá vencer três grandes desafios que preocupam o mundo: segurança alimentar, meio ambiente (em especial práticas agrícolas adequadas) e desenvolvimento econômico (nesse a busca por fontes alternativas de energia). Gérard Matheron disse que o Brasil tem dado provas de que pode ajudar nas mudanças necessárias, principalmente quando o tema é biocombustíveis.

Os 26 projetos do CIBA são conduzidos entre o Labex Europa/Montpellier, Agrópolis e CIRAD, além de 13 unidades descentralizadas da estatal brasileira, universidades nacionais e internacionais e organismos como o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e o Centro de Pesquisas Científicas de Yucatán.

Deva Rodrigues (MTb/RS 5297)Contatos: (61) 3448-4113- 33407015deva.rodrigues@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/