28/09/07 |

Agriminas: Embrapa Milho e Sorgo apresenta tecnologias para a agricultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Em sua segunda edição, a Agriminas – Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais – acontece até o próximo domingo, 30, na Serraria Souza Pinto em Belo Horizonte-MG. Com o objetivo de profissionalizar o segmento e oferecer condições para que os agricultores familiares sejam inseridos no mercado, o evento pretende também ampliar as redes de distribuição dos produtos, promover a troca de experiências e expressar o conjunto de políticas públicas em torno da agricultura familiar.

 
A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) participa pela primeira vez da Feira, que é uma iniciativa da Fetaemg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais), em parceria com o Governo Federal e Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas:  Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).
 
Tecnologias da Unidade direcionadas aos pequenos e médios produtores rurais estão sendo apresentadas. O paiol balaio de milho, por exemplo, desenvolvido em parceria com a Emater-MG, busca oferecer um milho de melhor qualidade, sem resíduos de agrotóxicos ou danos causados por roedores e insetos. As barraginhas também são direcionadas ao segmento.

A tecnologia capta a água das chuvas, impedindo o aparecimento de erosões e recuperando áreas degradadas, e já foi implantada em mais de 300 municípios mineiros, sendo que mais de 60 mil barragens já foram construídas com o apoio da Emater-MG.

 
Técnicas de processamento do minimilho, outra tecnologia apresentada, também é uma boa alternativa para os produtores rurais que trabalham em sistema de agricultura familiar, já que agrega valor ao produto. A integração lavoura-pecuária também será mostrada em forma de maquetes. O sistema permite que o produtor tenha mais eficiência na utilização da terra e aumente a produção de carne, grãos ou leite. Por fim, o artesanato feito com palha de milho, alternativa de fonte de renda para comunidades carentes em diversos municípios de Minas, contribuirá para enriquecer o portfólio de tecnologias voltadas para a agricultura familiar.
 
IMPORTÂNCIA – Segundo a assessoria de imprensa do evento estarão presentes cerca de 150 expositores com produtos da agroindústria e peças artesanais. A expectativa é que, durante a Feira, mais de 30 mil pessoas visitem os estandes, distribuídos em uma área de três mil metros quadrados. Os expositores são de várias regiões mineiras, com produtos de artesanato, doces, bebidas e especiarias inusitadas, como as derivadas do pequi, um dos grandes sucessos da edição anterior. Além disso, nos dias 28 e 29 de setembro, acontece o Seminário Internacional do Café, que vai reunir autoridades e cafeicultores de oito países e cinco estados brasileiros para discutir o desenvolvimento do setor.
 
Atualmente, segundo o IBGE, a agricultura familiar produz 38% do Valor Bruto da Produção (VBP) e ocupa 77% das pessoas que trabalham na agricultura. São 4,1 milhões de propriedades agrícolas que geram emprego e renda a mais de 12 milhões de pessoas. Acesse a home page do evento: http://www.fetaemg.org.br/agriminas/ . Mais informações sobre as tecnologias apresentadas pela Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial (ACE): (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .
 
 
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)Contatos: (31) 3779-1123 (31) 9733-4373 gfviana@cnpms.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/