28/09/07 |

Presidente cazaque conhece tecnologia da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Apesar de seu país ocupar a sétima posição entre os maiores produtores de petróleo da Ásia Central, o presidente da República do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev(à direita), ao visitar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), hoje (28) pela manhã, fez questão de ver de perto a miniusina de biodiesel, uma das tecnologias que mais tem chamado a atenção de governantes estrangeiros.

Depois de uma reunião na qual o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, apresentou a estrutura de funcionamento da empresa e as mais recentes descobertas da pesquisa agropecuária brasileira e o sucesso da agricultura tropical, em especial a produção de soja e algodão no Cerrado brasileiro, Nazarbayev percorreu três pontos considerados de grande interesse à comitiva cazaque.

O primeiro deles foi justamente a miniusina, onde está instalado o craqueador de óleo vegetal – equipamento que tem capacidade de produzir até 800 litros de biodiesel a partir de plantas como dendê ou soja.

A segunda fase da visita de Nursultan Nazarbayev e cinco ministros de Estado daquele país foram os laboratórios de reprodução animal e de transgenia da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), unidade descentralizada localizada ao lado da sede.

Embora o interesse dos cazaques pelo tema agroenergia já houvesse sido anunciado há três meses - quando o ministro da Agricultura, Akmethan Yaessimov, esteve reunido com pesquisadores da Assessoria de Relações Internacionais –  a visita de pouco mais de uma hora também serviu para que o grupo manifestasse outra prioridade: a clonagem em bovinos.Tanto que dois exemplares clonados, da raça holandesa, (a vaca Lenda e as bezerras Bela e Fada) foram alvo da atenção da comitiva.

Em sua apresentação Silvio Crestana enfatizou ao presidente Nursultan Nazarbayev que a Embrapa está pronta a colaborar e a trabalhar em cooperação com aquele país. "A ciência e tecnologia podem fortalecer a relação Brasil e Cazaquistão", acentuou Crestana.

Deva Rodrigues (MTb/RS 5297)Contatos: (61) 3448-4113deva.rodrigues@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/