28/09/07 |

Embrapa participa da Semana Nacional de C&T 2007

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma oportunidade para aproximar jovens, adultos e, principalmente, crianças das mais importantes descobertas e resultados de quem pesquisa no Brasil. É esse o mote da 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 1º a 7 de outubro, em todo o país. Em Brasília, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será uma das 40 instituições participantes.

A Embrapa terá um stand onde estarão expostas suas tecnologias, localizado na Esplanada dos Ministérios. Lá, os visitantes poderão conhecer alguns estudos científicos que estão sendo desenvolvidos por unidades da empresa que ficam no Distrito Federal. O espaço será decorado com ilustrações do artista plástico Ralfe Braga, nas quais é possível vislumbrar a nossa diversidade ambiental, traduzida em cores, cenários e sabores.

Além das tecnologias apresentadas no stand, o espaço cultural da SNCT será palco para a entrega da premiação do 2º Concurso de Redação das Minibibliotecas da Embrapa, na modalidade Poesia. Três alunos dos ensinos médio e fundamental de escolas públicas da região do Semi-Árido nordestino e Vale do Jequitinhonha serão contemplados com troféu, viagem a Brasília com acompanhante e um computador. O prêmio conta com o patrocínio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Exposição A visita à exposição da Embrapa terá início com um vídeo produzido especialmente para a SNCT. As imagens alertarão sobre os danos que os seres humanos causaram à Terra e procurará conscientizar os visitantes sobre o papel que cada um tem na conservação do planeta. A partir daí, serão apresentadas tecnologias que podem modificar ou amenizar os efeitos causados pelo homem ao meio ambiente.

Um exemplo são as variedades de hortaliças resistentes a doenças e pragas, que dispensam o uso de agrotóxicos, agentes que podem contaminar solos e mananciais. Outro é o uso da fibra da casca de coco verde, um resíduo que é produzido em excesso nas grandes cidades brasileiras e demora cerca de oito anos para se decompor, como substrato para o cultivo de outras plantas, como o tomateiro.

Entre os destaques, os visitantes poderão conhecer também como o feromônio, que é o cheiro característico que cada espécie exala para atrair o sexo oposto para o acasalamento, pode reduzir o uso de inseticidas. Também serão apresentados de maneira prática os princípios da agricultura orgânica, desde a compostagem até o controle de pragas e doenças.

SNCT A SNCT acontece anualmente no mês de outubro, desde 2004, quando foi criada através de um decreto pelo presidente Lula. A programação é coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e tem o objetivo de conscientizar o público da importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país, além de contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Neste ano, o tema da SNCT é o Planeta Terra. A escolha seguiu uma orientação da Organização das Nações Unidas (ONU). A instituição proclamou 2008 como o Ano Internacional do Planeta Terra, com as atividades englobando o tema entre os anos de 2007 e 2009. O objetivo é mobilizar a população mundial para a necessidade da preservação da vida na Terra e do estabelecimento de um desenvolvimento sustentável para o planeta.

-- Vitor Moreno (DRT 38057/SP)Assessoria de Comunicação Social – EmbrapaTelefone: (61) 3448-4039E-mail: vitor.moreno@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/