04/10/07 |

Embrapa Instrumentação ministra curso de Gestão Estratégica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

Começa nesta quinta-feira ( 4) das 14 às 18 horas, o I Curso de Gestão Estratégica de Empresa de Base Tecnológica oferecido pela Embrapa Instrumentação Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O curso tem como proposta apresentar  fundamentos e técnicas utilizadas para subsidiar as tomadas de decisões estratégicas em novos empreendimentos, propiciando aos participantes uma visão geral sobre a importância estratégica da gestão para o sucesso de Empresas de Base Tecnológica (EBTs).

 

O curso será composto de cinco módulos, a ser ministrado pelo consultor do Projeto Apoio ao Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica Agropecuária (Proeta), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),  Sergio Perussi Filho nas instalações da Embrapa Instrumentação Agropecuária, no período de  4 de outubro até  8 de novembro, sempre às quintas-feiras, e será destinado aos empreendedores de Empresas de Base Tecnológica em início de operação; empreendedores de base agropecuária que receberam tecnologias transferidas pela Embrapa Instrumentação Agropecuária e interessados que tenham previamente cursado algum curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica ou que tenham como firme propósito à abertura de uma empresa de base tecnológica nos próximos 12 meses.

As aulas serão expositivas com auxílio de recursos de multimídia. O primeiro módulo abordará a importância estratégica da gestão para o sucesso de EBTs; o segundo, fundamentos de administração estratégica; o terceiro, fundamentos de administração estratégica de marketing; o quarto, fundamentos de administração estratégica de pessoas, sendo tratado no último módulo  os fundamentos de administração estratégica de finanças.

 

Para o consultor o curso irá propiciar a reflexão por parte dos participantes sobre a importância da administração para o sucesso das EBTS e também a assimilação de algumas técnicas sobre política de negócios. "Os empreendedores de EBTs são profundos conhecedores de tecnologia, mas precisam incorporar em suas empresas práticas modernas de gestão para que o sucesso seja completo. É isso que o curso pretende oferecer aos participantes".

 

Sérgio Perussi Filho é bacharel em Química pelo Instituto de Química da USP São Carlos, engenheiro de produção química pela UFSCar, MBA pela Universidade de Pittsburgh, EUA, mestre em engenharia de produção pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP e doutor em engenharia de produção pela mesma instituição. É consultor para empreendedorismo e estratégia empresarial, professor universitário e consultor do Proeta (Embrapa/BID).

 

Jornalista: Joana Silva ( Mtb 19554)Contatos:(16) 3374 2477 / 9994 6160

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/