09/10/07 |

Embrapa lança livro sobre adubação e calagem para o Pará

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Amazônia Oriental lançou no sábado (6), às 18 horas, no estande da instituição na XI Feira Pan-Amazônica do Livro, uma das mais esperadas obras técnicas dos últimos anos entre os produtores rurais e público ligado às instituições que tratam do agronegócio do Pará.

O livro "Recomendações de Adubação e Calagem para o Estado do Pará" é um referencial técnico inédito no Estado. Reúne textos de cerca 20 especialistas a respeito de 45 culturas regionais, distribuídas em frutíferas, grãos, industriais, plantas ornamentais, hortaliças e pastagens.

O pesquisador Edilson Carvalho Brasil, um dos editores técnicos, destaca que "toda obra desse tipo é considerada por técnicos do setor agrícola como a cartilha máxima na área, tornando-se um grande instrumento de Transferência de Tecnologia, adotado por pesquisadores, professores, estudantes, produtores e técnicos de extensão rural como um manual indispensável para a produção em bases racionais".

No Pará, essa primeira obra do gênero condensa, em 262 páginas, recomendações técnicas sobre adubação e calagem resultantes do trabalho de pesquisa e testes de campo realizados há no mínimo 30 anos no Estado do Pará. Além de Edilson Brasil, são também editores técnicos do livro os pesquisadores Manoel da Silva Cravo e Ismael de Jesus Viégas.

CARTILHAS – Duas cartilhas voltadas para agricultura familiar e técnicos de extensão rural também têm lançamento marcado para este sábado (18h), no estande da Embrapa na Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar (Centro de Convenções e Feiras da Amazônia).

"Reserva legal para pequenas propriedades rurais na Amazônia Legal", de autoria da advogada Syglea Rejane  Magalhães Lopes,  explica como funciona a legislação, mostrando passo a passo como o agricultor pode transformar a sua área em uma reserva legal, como delimitá-la, utilizá-la e mantê-la.   Já a cartilha "Quantificação e valorização de produtos da floresta secundária" é de autoria coletiva: Maria do Socorro Gonçalves Ferreira, Marli Maria de Matos, Manoela Ferreira Fernandes da Silva, Rodrigo Antônio Pereira Júnior, César Sabogal e Lia Cunha de Oliveira. A obra é fruto do curso "Levantamento do potencial florestal de capoeiras em áreas de agricultura familiar do Nordete Paraense", realizado há dois anos nos municípios de Bragança, Capitão Poço e Garrafão do Norte. A cartilha orienta sobre o inventário da área florestal visando sua conservação  e manejo.

Izabel Drulla Brandão (jornalista/MTb 1084-PR) Embrapa Amazônia Oriental Contato: (91) 3204 1200 – izabel @cpatu.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/