09/10/07 |

Experiência em agroecologia em Cuba é tema de reunião

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os 15 anos de experiência com sistemas de produção agroecológica em Cuba é tema de reunião entre pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Estação de Pastos e Forragens Índio Hatuey, localizada  na província de Matanza, a 200 quilômetros de Havana.

O diretor da instituição cubana, Giraldo Martín, disse que o encontro com os colegas brasileiros servirá também para fortalecer o trabalho entre as duas instituições, bem como apontar novas possibilidades de atuação conjunta.

No encontro que começou na manhã da sexta-feira (5) e se encerrou sábado(6), os cubanos destacaram a fase de transição da agricultura convencional à ecológica e as vantagens desta última. Entre as experiências relatadas por Martín está o aumento da produção de leite e de carne, com a adoção de um sistema no qual o rebanho é mantido em pastagens melhoradas. "Não usamos nenhuma espécie de herbicida ou fertilizante", comentou Martín.

Na mesma área de pastagens há consorciação de árvores frutíferas ou de espécies madeireiras. Assim, o produtor tem mais uma opção de renda além da carne e do leite. Segundo Giraldo Martín esse é um trabalho que contou com a parceria da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG). A produção de leite nesse sistema é de 5 mil litros/hectare/ano e de carne é de 800 quilos/ hectare/ano.

O interesse da diretoria da Estação de Índio Hatuey, que é vinculada ao Ministério da Educação e à Universidade de Matanza, é fazer novas parcerias com unidades descentralizadas da Embrapa, sempre na linha agroecológica.

Deva Rodrigues (MTb/RS 5297)Telefone (61) 3448-4113E-mail: deva.rodrigues@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/