16/10/07 |

Especialistas em feijão-caupi reúnem-se em Aracaju

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nos dias 17 e 18 de outubro, pesquisadores e técnicos de diversas instituições de pesquisa, coordenados pela Embrapa Meio-Norte, estarão reunidos na Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE) para definir o lançamento de uma ou mais variedades de feijão-caupi, também conhecido como feijão-de-corda, para o Nordeste brasileiro. A reunião está prevista para começar às 8h no auditório da Unidades, avenida Beira Mar, 3250, Praia 13 de Julho, Aracaju.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Hélio Wilson de Carvalho, a definição do material a ser lançado será feita a partir da análise dos resultados dos experimentos instalados nos estados da Bahia, Sergipe Alagoas, Pernambuco, Ceará e Piauí no período de 2004 a 2006.

Pesquisadores da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), Embrapa Meio-Norte, Embrapa Tabuleiros Costeiros e Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apresentarão os resultados de trabalhos de pesquisa. Os participantes também irão elaborar o Plano de Marketing para as linhagens que serão recomendadas.

Dieta alimentar

O feijão-caupi é um importante componente da dieta alimentar da população, principalmente dos países subdesenvolvidos, devido ao seu alto conteúdo de proteína. Brasil está entre os maiores produtores e consumidores mundiais.

No Nordeste brasileiro, encontram-se as maiores áreas plantadas, desempenhando função de destaque sócio-econômica por ser a principal fonte de proteína vegetal, sobretudo para a população rural, além de ser fixadora de mão-de-obra e geração de emprego e renda. Nos últimos anos, a cultura também vem despertando o interesse de grande agricultores, onde a lavoura é totalmente mecanizada.

Também devem participar da reunião representantes da Embrapa Transferência de Tecnologia, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Prefeitura de Arapiraca (AL), Secretaria Estadual de Agricultura de Sergipe, Fetase, Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), Escola Agrotécnica de São Cristóvão (SE), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Banco do Brasil, e Banco do Nordeste.

Gislene Alencar MTb/MG 05653 JP gislenealencar@cpatc.embrapa.brContatos: (079) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/