17/10/07 |

Embrapa participa da I ExpoJaguariúna

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Tecnologia, turismo, agronegócio, meio ambiente e responsabilidade social. Estes serão os temas em destaque na I ExpoJaguariúna (www.expojaguariuna.com.br), evento que acontece de 17 a 20 de outubro de 2007, no Parque Santa Maria, em Jaguariúna, SP.

 A mostra tem como finalidade abrir espaço e destacar as potencialidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que concentra quase 3 milhões de habitantes.

Embrapa Meio Ambiente,  Embrapa Monitoramento por Satélite e  Embrapa Transferência de Tecnologia – Escritório de Negócios de Campinas) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa irão expor suas tecnologias, serviços e produtos no estande da empresa, montado no pavilhão de Agronegócio.

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) uma das organizadoras do evento, mostrará os trabalhos desenvolvidos sobre controle biológico de pragas; o pulverizador eletrostático e o motor multicombustível; controle do oídio com leite cru; o coletor solar   para desinfestação de substratos para mudas de plantas; o projeto da Horta Escola Solidária ; os Sistemas Agroflorestais (SAFs) e pastejo agroecológico; e o funcionamento da Rede Regional de Agroecologia 

Uma solução de 5% de leite cru de vaca e 95% de água já pode ser utilizada para controlar o oídio (fungo chamado Sphaerotheca fugilinea, que se parece com um pó branco nas folhas da plantas) – doença que ataca diversas culturas, causando a sua morte e prejuízos aos agricultores. Esse método foi desenvolvido na Embrapa Meio Ambiente e testado em pepino e abobrinha, com controle de praticamente 100% da doença. A solução é totalmente inócua ao meio ambiente, não causando nenhum impacto ambiental, o que não se pode dizer o mesmo dos fungicidas utilizados para o controle da doença. O produto vem sendo testado em outras variedades de plantas cultivadas, já que o oídio ocorre também em culturas importantes, como feijão, soja e trigo.

O protótipo do motor multicombustível funciona com qualquer tipo de combustível renovável, contribui para a redução de emissão de poluentes na atmosfera. Dentre outras formas de uso, pode ser aplicado em projetos de irrigação ou de dessanilização de água. Além de combustíveis líquidos, o aparelho também funciona com carvão, cavacos de madeira, gravetos, palha e até restos de culturas de propriedades agrícolas. A tecnologia, simples, fácil de construir e com custo bastante reduzido, pode ser utilizada por pequenos produtores rurais. Saiba mais em:

Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas-SP) disponibilizará imagens de satélite com o levantamento para a caracterização do uso das terras em Jaguariúna. O trabalho consta de uma base de dados em escala municipal, utilizando sistemas de informações geográficas e o processamento digital de imagens, com o objetivo de identificar, caracterizar e avaliar os principais sistemas de produção agrícola. De acordo com os pesquisadores, pode auxiliar na elaboração de diretrizes e recomendações para a organização dos agricultores, dos diferentes tipos de uso e ocupação inadequada do meio físico e para orientação do poder público municipal no planejamento de seu território.

A Unidade de Pesquisa apresentará também um sistema de informações de gestão ambiental estratégica da cidade de Campinas, SP, o qual integra um conjunto de instrumentos capaz de reunir subsídios para a elaboração da Agenda 21 daquele município. Elaborado em 2003, pode apoiar as ações do governo e da sociedade na promoção da defesa do meio ambiente e da qualidade de vida, em Campinas e região metropolitana. Para isso foi organizado na web um conjunto de informações que visa apresentar o diagnóstico atual dos principais recursos naturais do município, como solo, água, ar, vegetação e fauna. O sistema dispõe de dados espacializados destes cinco temas, incluindo cartas, mapas temáticos, fotos aéreas e imagens de satélites, e ainda possibilita que outras informações sejam facilmente incluídas, conforme forem sendo geradas ou reunidas.

A Embrapa Transferência de Tecnologia (escritório de negócios de Campinas, SP) demonstrará algumas sementes com a tecnologia da Embrapa (girassol, milheto, aveia preta, milho, feijão, trigo e soja), para que o público conheça cultivares que dão origem aos alimentos da mesa do brasileiro e de outros países que importam nossos produtos. A semente é o insumo mais nobre da agricultura, depositária de praticamente todos os avanços tecnológicos conquistados ao longo de décadas; um verdadeiro chip por meio do qual a transferência de tecnologia é viabilizada. "É a qualidade da semente que tem determinado e vai continuar determinando o sucesso do agricultor e da agricultura brasileira", diz o gerente geral da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília, DF), José Roberto Rodrigues Peres.

Além das sementes, demonstrará também o Catálogo Eletrônico de Produtos e Serviços da Embrapa, que traz informações detalhadas sobre produtos e serviços da empresa, com cerca de 600 itens já inseridos. Acesso pelo endereço www.embrapa.br/catalogo

A Feira

Mais de 70 empresas de telecomunicações, informática, saúde, equipamentos, alimentos, agroindústria, peças e acessórios, além de instituições públicas, participarão da feira, que ainda contará com estandes das cidades do Circuito das Águas Paulista e do Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia. Projetos de responsabilidade social e de meio ambiente também serão apresentados ao público. A expectativa da Prefeitura de Jaguariúna, promotora do evento, é reunir cerca de 40 mil visitantes, dos 19 municípios que compõem a RMC. "Tudo isso para priorizar os valores indiscutíveis, como qualidade de vida, meio ambiente, responsabilidade social, saúde, educação e transportes", diz o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico de Jaguariúna, Dimas Lúcio Pires. "A ExpoJaguariúna é um evento eclético, que valoriza toda a região, dando espaço para as empresas, às instituições e às prefeituras da RMC mostrarem todo o seu dinamismo, força econômica, além de iniciativas de cunho social", completa ele.

A I ExpoJaguariúna estará aberta ao público de 18 a 20 de outubro, nos seguintes horários: dias 18 e 19, das 14 às 22h; dia 20, das 10 às 20h. A entrada é grátis. A realização é da Prefeitura Municipal de Jaguariúna. Os visitantes que se cadastrarem antecipadamente (até o dia 15.10) no site da Exposição.(www.expojaguariuna.com.br)terão direito a um brinde.

  Jornalistas: Eliana Lima ( MTb/SP 22.047)Cristina Tordin, MTb/SP 28.499Embrapa Meio Ambiente

  Jornalista: Graziella Galinari( MTb/PR 3863)Embrapa Monitoramento por Satélite

 Jornalistas:Vera Scholze Borges ( MTb 72.462)Embrapa Transferência de Tecnologia

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/