17/10/07 |

Audiência pública discute os rumos da pesquisa agropecuária

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Unidade  da  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa,vinculada ao Ministério da Agricultura,  Pecuária e Abastecimento promove na quinta-feira, dia 18 de outubro, das 09h00 às 12h00, audiência pública para discutir os principais resultados alcançados pela Unidade em 2007 e definir as prioridades de pesquisa para os próximos anos.

O evento, que será aberto ao público, pretende avaliar o presente e o futuro das pesquisas desenvolvidas pela Unidade em suas grandes áreas de atuação – recursos genéticos, biotecnologia, controle biológico de pragas e segurança biológica - com a participação de diversos setores da sociedade brasileira.

 A realização dessa audiência pública faz parte de um programa de avaliação, desenvolvido em cada uma das unidades de pesquisa da Embrapa por um Comitê Assessor Externo – CAE.  Esse Comitê atua como órgão consultivo junto às unidades com o objetivo de assessorá-las em seus processos de planejamento, acompanhamento e avaliação da pesquisa e dos processos de transferência de tecnologia, negócios tecnológicos, promoção de imagem, bem como aspectos gerenciais.  Todos os anos são realizadas duas reuniões de avaliação do CAE em todas as unidades da Embrapa, mas apenas uma em forma de audiência pública.

 O CAE da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é composto por 11 membros, representando os setores acadêmico, científico e tecnológico, governamental, empresarial e organizações não governamentais.

São membros natos: o Diretor Executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França; o Chefe Geral da Unidade, José Manuel Cabral e o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Mauro Carneiro.  Os membros representantes dos setores externos são: Ana Lúcia Assad (Gerente do Centro de Educação em Saúde Abra Szajman - CESAS); Evaldo Vilela (Universidade Federal de Viçosa); Felipe Sampaio de Almeida (Fundação Lyndolpho Silva); José Maria Cardoso da Silva (Conservação Internacional - Escritório Regional da Amazônia); Luis Afonso Bermudez (Universidade de Brasília); Luiz Antônio Barreto de Castro (Ministério da Ciência e Tecnologia); Odilson Luiz Ribeiro da Silva (MAPA) e Álvaro Eleutério da Silva (MAPA)

Segundo o Chefe-Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, a audiência pública é uma forma muito eficiente de prestar contas à sociedade sobre o trabalho da Embrapa, além de colaborar para a definição de novas tendências, projetos e possibilidades de parceria.

Principais resultados alcançados em 2007

Na primeira parte da reunião, o Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Sérgio Folle, vai apresentar os principais resultados alcançados pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em 2007.

Dentre eles, destacam-se: o sequenciamento do fungo Mycosphaerella fijiensis, causador da pior ameaça às culturas de banana em praticamente todas as áreas produtoras do mundo: a sigatoka negra. Essa doença é considerada hoje a mais séria e destrutiva da bananicultura porque além de se disseminar rapidamente, é muito agressiva às principais variedades comerciais de banana como a prata, nanica e nanicão.

O sequenciamento do genoma do fungo Mycosphaerella fijiensis envolveu cientistas de várias unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa (Recursos Genéticos e Biotecnologia - Brasília, DF; Mandioca e Fruticultura - Cruz das Almas, BA; Acre e Trigo - Passo Fundo, RS) e de mais quatro países: Holanda, Estados Unidos, França e México.

Brasil e França: unidos para desenvolver pesquisas de biologia avançada

Outro destaque em 2007 foi a carta de intenções assinada entre a Embrapa e o CIRAD para a criação do Consórcio Internacional em Biologia Avançada - CIBA, que vai gerenciar os esforços de pesquisa entre a Embrapa e o Agropolis - Pólo de Pesquisa em Agronomia Tropical e Mediterrânea.

O Agropolis, situado na cidade de Montpellier, na França, reúne várias instituições de pesquisa além do CIRAD, como o INRA - Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica e o IRD - Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, entre outras, além de universidades.

Hoje, existem 26 projetos sendo conduzidos em parceria entre a Embrapa, a partir de algumas de suas 38 unidades de pesquisa e do Labex-Europa, que é o laboratório virtual da Empresa na Europa, e o Agropolis na área de biologia avançada. Essa área engloba pesquisas de ponta que envolvem conhecimentos de caracterização molecular, como: genômica, marcadores moleculares, proteômica e engenharia genética, entre outras

O futuro da pesquisa agropecuária no Brasil

Segundo Cabral, "a segunda parte da manhã será dedicada à apresentação da visão de futuro da Unidade, que está iniciando o seu planejamento estratégico para o período de 2008 a 2011".

 

A audiência pública será realizada pela manhã, das 9h00 às 12h00, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica – PqEB, Av. W5 Norte – final, em frente à Câmara Legislativa do DF).

 

Fernanda Diniz (MTb 4685/89/DF)Contatos: (61) 3448-4769 e 3340-3672 fernanda@cenargen.embrapa.br.

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/