17/10/07 |

Cana-de-açúcar irrigada é tema de seminário

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Representantes dos setores público e privado se reúnem em Recife para uma discussão inédita: a produção de cana-de-açúcar no semi-árido brasileiro.

A idéia, de acordo com o diretor-executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Geraldo Eugênio de França, é avaliar as possibilidades do plantio da cultura no sistema totalmente irrigado.

O tema será debatido no seminário produção de cana-de-açúcar para região semi-árida, na tarde desta sexta-feira (19). Esta é a primeira vez que especialistas da Embrapa vão avaliar, com técnicos e empresários, a produção canavieira em regiões, por exemplo, como a de Juazeiro (BA).

A  iniciativa é o primeiro passo para elaboração de um programa de pesquisa e desenvolvimento para o setor sucroalcooleiro aquela área. "Temos plantio em toda a Zona da Mata – considerada uma região úmida . Mas é possível que possamos ampliar essa política de integração de bacias e, com isso, aumentar as áreas de irrigação", diz França ao explicar que nas proximidades de Juazeiro existe uma única usina destinada  à produção irrigada de cana.

No seminário de Recife os pesquisadores da Embrapa farão apresentações sobre : zoneamento pedoclimático da área de abrangência do cultivo da cana-de-açúcar nas áreas do Médio São Francisco (Pernambuco e Bahia), Sertão do Araripe e Sertão Central; zoneamento de riscos climáticos para o semi-árido nordestino; valor estratégico da água no cultivo da cana-de-açúcar; questões ambientais e econômicas.

Deva Rodrigues (MTb/RS 5297)Telefone (61) 3448-4113E-mail: deva.rodrigues@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/