18/10/07 |

Parceria implementa mestrado na área de agroenergia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Profissionais da área de agroenergia vão poder contar, a partir de 2008, com mais uma ferramenta de capacitação: o Mestrado Profissional em Agroenergia. A iniciativa, pioneira no mundo, é fruto da parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ).

O mestrado é destinado a profissionais com experiência de trabalho que buscam aprimorar e aprofundar seus conhecimentos para gerir com competência o sistema de produção da energia da biomassa, além de qualificar-se para a administração de empresas ligadas à agroenergia. É indicado, principalmente, para graduados nas áreas de Engenharia Agronômica, Economia e Administração. A idéia é desenvolver habilidades nas áreas de Gestão Econômica, Tecnologia Agrícola e Processos de Produção de Agroenergia.

O programa foi elaborado pelas três instituições e cada uma vai se responsabilizar por uma área. As disciplinas voltadas para gestão empresarial serão ministradas pela FGV, as de caráter agronômico pela ESALQ e as tecnológicas pela Embrapa.

Para o presidente da Embrapa, Silvio Crestana, o mercado exige, cada vez mais, profissionais capacitados para atuar em uma área que promete revolucionar a agricultura no Brasil. "É importante ressaltar que há a necessidade de profissionais completos, com visão ampla da agroenergia, desde os sistemas de produção aos aspectos mercadológico e industrial", explicou.

O coordenador do Centro de Agronegócios da FGV, Roberto Rodrigues, acredita que "diante da expectativa de um crescimento expressivo de projetos de sistemas de energia de biomassa, é ugentemente necessário formar mão-de-obra qualificada."    

Para o diretor da ESALQ, Antonio Roque Dechen, "a Escola sempre esteve sintonizada com as fases desenvolvimentistas do setor. No momento, a instituição fundada por Luiz de Queiroz integra o já consagrado tour do etanol, onde se somam entidades de tecnologia, de agricultura, de produção de equipamentos e de pesquisas científicas, pontificando as acadêmicas da ESALQ".

O curso tem início no primeiro semestre de 2008 e terá duração de no mínimo 2 anos. Para obter o título de Mestre, o aluno deverá apresentar ao final do curso a dissertação de Mestrado. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de novembro pela internet, no site www.eesp.fgv.br.

Com informações da FGV (11) 3281-3488 e da ESALQ (19) 3447.8613

Juliana Freire (MTb 3053/DF) Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/