22/10/07 |

Cadastros Vitícola e Vinícola em debate na Embrapa Uva e Vinho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Será realizada na quinta-feira( 25), uma reunião técnica para a discussão da atual situação dos Cadastros Vitícola e Vinícola. O encontro vai reunir, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e entidades representativas dos setores agrário da uva e do vinho a fim de definir o futuro destes cadastros.

Um dos assuntos que estará em pauta é a estratégia para a manutenção do Cadastro Vitícola, instrumento que disponibiliza informações específicas sobre identificação e descrição dos parreirais, variedades, situação dos vinhedos e destino das uvas produzidas em cada safra.

Uma das maiores dificuldades encontradas atualmente é o financiamento para a manutenção e atualizações anuais dos produtores junto aos Sindicatos Rurais. Vale ressaltar que nesta safra, a Embrapa Uva e Vinho,unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que coordena tecnicamente o Cadastro, prossegue com o recadastramento, mas de modo precário e com poucos recursos.

Controle do setor

A pesquisadora Loiva Maria Ribeiro de Mello, que está a frente do trabalho na Embrapa, destaca que o Cadastro Vitícola, além de se fundamental para o controle do setor vitivinícola sobre as produções, serve como um importante documento para os produtores rurais. "Graças a este cadastramento é que muitos deles conseguem, por exemplo, financiamentos para suas produções", comenta.

Além da viabilidade do Cadastro, outras problemáticas serão debatidas na  reunião como a necessidade de fazer um novo levantamento dos vinhedos que atenda às atuais demandas do setor vitivinícola como zoneamento vitícola, indicações geográficas, rastreabilidade da produção e reestruturação da produção de vinhos finos. Para um controle efetivo, ela menciona também a relevância da utilização de tecnologia de georreferenciamento para os levantamentos, a expansão do cadastramento em nível nacional e uma interface constante do Cadastro Vitícola com o Vinícola.

A reunião acontece durante todo dia, das 8h30min às 17 horas, com  intervalo ao meio dia, conforme programa a seguir. Entre os presentes estão representantes da Embrapa Uva e Vinho, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instituto Brasileiro do Vinho, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados, Comissão Interestadual da Uva, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, representantes dos sindicatos e outras.

Programa:

8h30min Abertura

9h Histórico e situação atual do Cadastro Vitícola - Loiva Ribeiro de Mello – Pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho

10h Intervalo

10h10min Georreferenciamento do Cadastro Vitícola - Flávio Bello Fialho – Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho

10h40min Ampliação do Cadastro Vitícola para outras Regiões Produtoras- Alexandre Hoffmann – Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho

11h Histórico e situação atual do Cadastro Vinícola - Plínio Manosso – Chefe da Divisão de Enologia da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (SEAPA)

12h Intervalo (Almoço)

13h30min Painel - Importância e aplicação dos Cadastros Vitícola e Vinícola Coordenação: Stefania Palma Araújo - Chefe de Divisão de Vinhos do MAPA

  • Embrapa Uva e Vinho – Loiva Ribeiro de Mello – Pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho

  • Ibravin - Carlos Paviani – Assessor do Conselho Deliberativo do Ibravin

  • MAPA - José Fernando Werlang – Fiscal Agropecuário do MAPA/SFA- RS

  • Produtores Rurais – Olir Schiavenin – Coordenador da Comissão Interestadual da Uva

  • Secretaria da Agricultura – Plínio Manosso -Chefe da Divisão de Enologia SEAPA

  • Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados – Hermes Zaneti – Presidente

14h30min Proposta Institucional do MAPA para os Cadastros Vitícola e Vinícola -Graciane de Castro – Coordenadora-Geral da Divisão de Vinhos e Bebidas do MAPA

15h15min Discussão

15h45min Intervalo

16h Encaminhamentos - Alexandre Hoffmann – Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho

17h Encerramento

Jornalista: Viviane Zanella Bello FialhoColaboração: Marciele Scarton (estagiária)Embrapa Uva e VinhoContatos: 54-3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/