23/10/07 |

Inauguração de laboratórios e assinatura de protocolo em Campinas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Hoje (23), às 15 horas, será inaugurado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um novo prédio para abrigar oito laboratórios de pesquisa da unidade. O evento, que ocorre na sede da Unidade, contará com a presença do diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, autoridades, parceiros e empregados da empresa.

Segundo Eduardo Assad, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, "a construção do novo prédio teve por motivação atender o desafio de adotar como carro-chefe a inovação tecnológica, transformando ameaças em oportunidades, potencializando toda a competência adquirida pela equipe de empregados da unidade ao longo de seus 22 anos de existência".

O novo espaço vai abrigar também a Agência de Inovação Inova Unicamp e parte da Incubadora de Empresas da Unicamp - Incamp , com as quais a Embrapa Informática Agropecuária desenvolveu, em parceria, os Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTEs) de projetos de pesquisa da unidade, potenciais à incubação de empresas e de parques tecnológicos. A Inova atua, ainda, em questões de propriedade intelectual.

Para o diretor-executivo da Inova, professor Roberto Lotufo, as empresas de tecnologia têm um papel social muito importante. "A idéia da incubação é incentivar mais empresas de tecnologia a serem criadas", afirma. Lotufo ressalta que muitas dessas empresas têm o potencial de sair de um ambiente de pesquisa, mas prescindem de uma consultoria na área de gestão de negócios. "Todas essas incubadoras próximas à Universidade têm uma grande tendência ao crescimento", analisa.

Estrutura

O edifício possui área total de 1.101 metros quadrados e o valor das obras, finalizadas em abril de 2007, totalizou R$ 778.451,29. Com a ampliação da nova estrutura física, serão instalados os laboratórios de organização e tratamento da informação eletrônica; de redes, conectividade e alto desempenho; de bioinformática aplicada; de modelagem agroambiental; de inteligência computacional; de software livre; de geotecnologias e de novas tecnologias.

Parceria com a Embrapa Transferência de Tecnologia

O Escritório de Negócios de Campinas, em São Paulo, da Embrapa Transferência de Tecnologia, também passa a ocupar as instalações do prédio anexo da Embrapa Informática Agropecuária, no campus da Unicamp.

O Escritório funciona na cidade há 30 anos e começou com a função de multiplicar as sementes básicas de cultivares desenvolvidas na empresa e disponibilizá-las no mercado. Atualmente, a missão da Embrapa Transferência de Tecnologia é reduzir a distância entre as instituições geradoras de conhecimento e tecnologia do setor agropecuário, seus usuários e a sociedade em geral.

O gerente do Escritório, Edison Antonio Bolson, acredita que a proximidade física com a Embrapa Informática Agropecuária deve possibilitar a intensificação do contato entre as equipes, como a do projeto "Catálogo de Produtos e Serviços da Embrapa", desenvolvido em parceria pelas duasunidades, com apoio da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília), facilitando a criação de outros projetos e ações em parceria.

Protocolos de intenções e convênio

Durante a solenidade de inauguração, serão assinados um protocolo de intenções e um convênio envolvendo a Unicamp. O protocolo celebrado entre a Embrapa e a Unicamp, conjuga esforços, permitindo a viabilização de acordo de cooperação para implementar o processo de incubação de empresas de base tecnológica agropecuária da Embrapa, vinculado ao "Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de tecnologia - Proeta".

O convênio, que será assinado entre Embrapa, Unicamp e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. - Epagri, busca a integração de esforços das três instituições para desenvolvimento do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico e de Recursos Hídricos bem como de pesquisas com foco no Aquecimento Global e Mudanças Climáticas decorrentes, modelagem numérica para previsão do tempo, monitoramento ambiental, entre outras ações.

Serviço15 horasLocal: Av. Dr. André Tosello, 209 – Barão GeraldoContato: (19) 3789-5747

Mais informações:Elizabete Antunes e Nadir Rodrigues PereiraAssessoria de Comunicação Social da EmbrapaContato: (19) 3789-5747 – elizabete.antunes@embrapa.br e nadir@cnptia.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/