24/10/07 |

Jornalistas argelinos visitam a Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"A agricultura do Brasil representa um domínio muito importante para a economia do país." Foi essa a impressão de um dos jornalistas argelinos que visitaram a Embrapa nesta quarta-feira (24). Cherik Rezki, diretor executivo do jornal "El Khabar", periódico de maior circulação da Argélia, publicado em árabe, e Ali Ouafek, diretor executivo do periódico "Liberté", jornal publicado no país em língua francesa, foram recebidos pelo chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa, Elísio Contini, e pelo coordenador de cooperação internacional, José Madeira.

Os dois jornalistas conheceram a estrutura e o funcionamento da Embrapa. José Madeira apresentou as 41 unidades da Empresa, explicou sobre o Laboratório Virtual (Labex) dos Estados Unidos e da Europa e o escritório na África. Mostrou também a contribuição da Embrapa para o avanço da agricultura do país.

Para Elísio Contini, é preciso dar uma atenção especial à opinião pública de outros países, devido aos inúmeros projetos de cooperação da Empresa. "É muito melhor você apresentar um projeto a um país onde a opinião pública já tem um conhecimento da organização Embrapa porque facilita os trabalhos e nos dar uma projeção internacional", explicou.

A visita dos jornalistas é iniciativa do Ministério das Relações Exteriores que desenvolve o Programa Formadores de Opinião, que tem como objetivo aumentar a participação brasileira na opinião pública. Além disso, tem como foco a cooperação científica, tecnológica e comercial com outros países. No caso da vinda dos jornalistas argelinos, o Ministério contou com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com o Primeiro Secretário do Ministério das Relações Exteriores, Joel Souza Pinto Sampaio, a Embrapa está inserida regularmente no programa. "Apresentar a Embrapa aos estrangeiros é apresentar uma história de sucesso de uma estrutura pública do país e, também, seus benefícios não só para a economia, como para o cidadão brasileiro.

Para Ali Ouafek, apesar de o Brasil já ser conhecido pela Argélia, é importante os jornalistas, responsáveis pelas publicações argelinas, conhecer a fundo o Brasil para que ele seja melhor apresentado à Argélia. "Com certeza vamos levar aos leitores argelinos o nível de desenvolvimento do Brasil, principalmente na agricultura", ressaltou.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Assessoria de Comunicação Social - EmbrapaContato: (61) 3448-4039E-mail: juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/