26/10/07 |

Cadastro Viticola receberá recursos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um dos bons resultados da Reunião Técnica sobre os cadastros viticola e vinícola ocorrida nesta quinta-feira, 25/10, foi o anuncio do repasse de 165 mil reais para a viabilização do Cadastro Vitícola em 2007, feito pela Coordenadora-Geral da Divisão de Vinhos e Bebidas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Graciane de Castro.

O recurso será repassado para a Embrapa Uva e Vinho, coordenadora técnica do cadastro, e será investido na manutenção do Cadastro Vitícola com ajustes no software e também no projeto piloto de georreferenciamento dos vinhedos de Monte Belo do Sul.

Outro acordo foi a possível ampliação para todo o Brasil dos Cadastros Vitícola e Vinícola, bem como do aprimoramento da interação entre estes sistemas e o sistema de registro, que deverá ser implementada já em 2008. "O projeto é unir esfoços do MAPA, Embrapa e do setor produtivo, através da Câmara Setorial, para elaborar um projeto para implementar um sistema único em nível nacional que atenda as demandas de fiscalização", comentou Graciane.

A utilização de software livre para o desenvolvimento do novo cadastro unificado foi uma bandeira defendida pela Embrapa. "Optar pelo uso de software livre é uma questão estratégica, não só pela economia de recursos mas principalmente pela independência tecnológica", defendeu o pesquisador Flávio Bello Fialho que desenvolveu e apresentou a metodologia de georreferenciamento que será aplicada para delimitação e localização das áreas dos parreirais.

Segundo a pesquisadora Loiva Ribeiro de Mello, coordenadora técnica do Cadastro Vitícola, a implementação do georreferenciamento garantirá a competitividade em relação aos vinhos importados.

A discussão deverá continuar no dia 12 de dezembro em Porto Alegre, durante reunião para elaborar o projeto para o Cadastro Nacional, que somente será possível, segundo o Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho, Alexandre Hoffmann, com a criação de arranjo de parcerias em cada estado a partir das características peculiares de cada região.

A reunião Técnica foi promovida pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados, pela Comissão Interestadual da Uva, pela Embrapa Uva e Vinho, pelo Instituto Brasileiro do Vinho - Ibravin, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul.

Viviane Zanella Bello FialhoEmbrapa Uva e VinhoContatos: 54-3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/