30/10/07 |

Embrapa vence primeira etapa Finep Centro-Oeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na região Centro-Oeste, floresceram inovações tanto na área de informática como na de biotecnologia e agricultura. Entre os vencedores regionais do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2007 estão um software para gerenciamento de contas pessoais, um inseticida biológico e um sistema sanitário capaz de transformar dejetos humanos em adubo orgânico.

O software Bônu$, eleito em 2006 pela revista InfoExame como o melhor do mundo para gerenciamento de finanças pessoais, rendeu à empresa DígithoBrasil a primeira colocação na categoria Grande Empresa.

Já na categoria Produto, o primeiro lugar ficou com a BTHEK Biotecnologia. A empresa desenvolveu um bioinseticida eficiente contra o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e da febre amarela. A bactéria Bacillus thuringiensis israelensis, presente na inovação, causa infecção generalizada e morte quatro horas depois de se alojar no intestino das larvas da espécie, que têm como criadouros recipientes com água parada.

Batizado de Húmus Sapiens, o sistema sanitário apresentado pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC) ganhou o primeiro prêmio na categoria Inovação Social. Sem a necessidade de água, o sistema comporta o uso por até cem pessoas ao dia, sendo uma alternativa aos banheiros químicos. A criação também é especialmente útil para regiões rurais e periferias, já que segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2006, só no Centro-Oeste, 53,1% dos habitantes não contam com um sistema de saneamento básico adequado. Funciona assim, depois de aliviar suas necessidades fisiológicas, a própria pessoa adiciona serragem às fezes. Os dejetos ficam armazenados em câmaras que recebem a luz direta do sol, com a ajuda de placas de alumínio, por seis meses. Depois desse prazo, o conteúdo, já transformado em pó, é levado a um minhocário, para produção do húmus.

"O banheiro compostado é super fácil de ser usado e nos lembra da nossa responsabilidade em assumir para onde vão nossos resíduos", diz Ludmila de Siqueira Carvalho, educadora do IPEC. 

Também foram destaques do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2007 as empresas Hedesa, Ecoban Agroindustrial e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Hedesa, primeira colocação na categoria Processo, conseguiu aprimorar o beneficiamento de resíduos plásticos, obtendo cerca de 1 litro de combustível, além de água e pequeno volume de coque para cada quilo de plástico trabalhado.

A maior novidade do processo da empresa é o uso de um catalisador – substância que acelera as reações químicas – na quebra das moléculas dos polímeros (cadeias que compõem o plástico). Graças à inovação, o derretimento antes obtido aos 700ºC passa a acontecer aos 300ºC.

Já a Ecoban Agroindustrial, primeiro lugar na categoria Pequena Empresa, investiu na sofisticação da castanha-do-pará e seus derivados, criando produtos sem conservantes, açúcar ou sal. A semente rica em selênio, associado à prevenção de diversos tipos de câncer e problemas cardíacos, se transformou em granulado, creme e óleo extra-virgem.

E, por transferir para o setor produtivo 62 novas variedades cultiváveis de soja e 12 de trigo, a Embrapa ficou com o primeiro prêmio na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia. Graças a essas melhorias, a produção de grãos no Cerrado responde por 40% do total nacional.

Os vencedores na Região Centro-Oeste do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2007 foram anunciados em cerimônia no Yotedy Bar e Restaurante, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, na segunda-feira, 29 de outubro. "Em relação a 2006, registramos um aumento de 20% nas inscrições da região", ressalta Carlos Ganem, superintendente de Articulação Institucional da Finep.

Contato: Assessoria de imprensa da FINEP Tel: 21-25550252

Jornalista Valéria Costa - MTb. 15533/59/32 - SP Embrapa Transferência de Tecnologia Contato: 61 3448.4510 valeria.costa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/