30/10/07 |

Abimaq quer Embrapa como parceira em cidade tecnológica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma cidade voltada para o desenvolvimento e a pesquisa tecnológica. Essa é a idéia que a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) tem para a região de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. E, para isso, quer contar com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Nesta terça-feira (30), o presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto, apresentou o projeto ao diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana(foto-ao centro).

O objetivo inicial da visita era estreitar o relacionamento entre as duas instituições. Foi a primeira vez que os dois presidentes se encontraram desde que a nova diretoria da Abimaq foi eleita. Aubert ressaltou que o setor de maquinas e equipamentos está interessado, principalmente, na área de energia. "Nosso setor vai crescer 13% este ano e a área que está puxando isso é a de energia, açúcar e álcool. E a Embrapa tem um forte viés nesse setor", afirmou. "Agora precisamos definir como as nossas empresas podem usar isso, como é que a Embrapa pode nos ajudar e como a gente pode ajudar a Embrapa", disse.

Com relação ao pólo de desenvolvimento tecnológico a ser implantado no interior de São Paulo, Aubert disse que a intenção é transformar a região numa "referência mundial na área de energia renovável e energia sustentável". Entre os projetos que serão desenvolvidos no local estariam uma Universidade da Energia. "Mais uma vez", insistiu, "a Embrapa tem que ser nossa parceira nisso". "A gente está conversando para ver de que forma e como a gente pode fazer isso", concluiu.

Abimaq

A Abimaq foi criada em 1975, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da Indústria Nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. A associação representa atualmente cerca de 4.500 empresas de diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais.

Com informações da Abimaq.

Vitor Moreno (DRT 38057/SP)Assessoria de Comunicação Social – EmbrapaTelefone: (61) 3448-4039E-mail: vitor.moreno@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/