30/10/07 |

Incubadora de empresas de Guarulhos e Embrapa firmam protocolo de intenções

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na quarta-feira(31) a Embrapa e a Incubadora de Guarulhos assinam um protocolo de intenções que  permitirá   que a incubadora participe do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária (PROETA).

O Programa tem como fonte de recursos um convênio assinado entre a Embrapa e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e se destina a estimular a utilização de tecnologias da Embrapa por meio da incubação de Empresas de Base Tecnológica (EBTs), via convênio entre a Empresa e incubadoras já existente.

Atualmente, cinco Unidades da Embrapa participam do PROETA: a Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos, SP), a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE) e três Unidades situadas em Brasília (DF): a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, a Embrapa Cerrados e a Embrapa Hortaliças.

Café Tecnológico

 A assinatura do protocolo será  durante   um "Café Tecnológico", promovido pela  Incubadora de Guarulhos  para comemoração  do aniversário  de dois anos.  Esse evento integra a programação da RAITEC, que é a Rede de Apoio à Inovação Tecnológica em Empreendimentos em Criação.

No Café Tecnológico, as 26 empresas apoiadas pela Incubadora de Guarulhos participarão de exposição, onde serão apresentados os produtos e os resultados obtidos nesses dois anos de funcionamento da incubadora. Da exposição, participarão, também as incubadoras participantes da Raitec, apresentando as suas principais empresas incubadas.

Raitec

A Raitec foi criada no final de 2006, com apoio da FINEP e é composta por 10 incubadoras, que são: Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec);, Incubadora de Empresas de Guarulhos, a Incubadora de Empresas Barão de Mauá (IEBM), a Incubadora Aceleradora de Empreendimentos (ITS), a In Nova Incubadora Tecnológica e Educacional de Santo André, a Incubadora da Fundação de Estudos Agrários "Luiz de Queiroz" (EsalqTec), a Incubadora de Empresas de Santos (IES), a Incubadora Tecnológica de Empresas de Sorocaba (Intes), a Incubadora de São Bernardo do Campo (IESBeC) e a Incubadora Tecnológica de Mogi das Cruzes (Intec).     

Produtos e tecnologias

Diversos produtos e tecnologias estão sendo disponibilizados a partir das pesquisas desenvolvidas nas Unidades da Embrapa, como por exemplo: a produção de cogumelos comestíveis e medicinais, a produção dos pseudo-cereais amaranto e quinoa, a produção de derivados de leite de cabra, diversos instrumentos eletrônicos de uso na pesquisa e no controle de qualidade de alimentos e bebidas, pigmentos a partir de caju, alimentos a partir de diversas frutas típicas do Cerrado, como araticum, pequi, mangaba, etc.

A partir dos convênios firmados entre a Embrapa e as incubadoras parceiras, as tecnologias desenvolvidas  são colocadas à disposição das incubadoras, que realizam editais de seleção de empreendedores para formação de empresas de base tecnológica (EBTs) visando a exploração comercial das tecnologias.

Para os empreendedores, o PROETA tem como principal vantagem, a disponibilização de produtos e tecnologias já testadas e avaliadas pela Embrapa e que, em muitos casos, já têm a viabilidade econômica comprovada.

Além disso, a instalação na incubadora de empresas proporciona o acesso a diversos serviços de gestão e assessoramento que diminuem o risco empresarial, aumentando, portanto, a chance de sucesso da empresa no mercado. Nessa parceria tri-partite (Incubadora-Embrapa-empreendedor), outro fator que agrega visibilidade e valor à empresa de base tecnológica é a possibilidade do uso da marca Embrapa nos produtos e serviços e nas peças de marketing e comunicação.

Serviço:

O Café Tecnológico terá início às 8horas e 30 minutos no Teatro Adamastor, situado na Av. Monteiro Lobato 734, em Guarulhos (SP).

Rosângela Evangelista(MTb 764/DF)Embrapa Sede

Mais Informações :José Manuel Cabral de Sousa Dias Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologiacabral@cenargen.embrapa.br3448-4769 / 3448-4770

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/