30/10/07 |

Brasília terá centro de raças zebuínas com aptidão leiteira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL), novo centro tecnológico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa construído em área de 194 hectares na Rodovia BR 060, no Gama (DF), será inaugurado na quarta-feira(7), em solenidade das 10h às 12h. Após o discurso das autoridades e descerramento das placas, os convidados irão degustar produtos feitos com frutas nativas do Cerrado.

A criação do CTZL recebeu apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Ciência e Tecnologia, Emater-DF, CNPq, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Associações de Criadores de Raças Zebuínas Leiteiras (Gir, Guzerá, Indubrasil e Sindi).

Cada parceiro tem um representante no Conselho Técnico Administrativo responsável pela viabilização econômica e gestão do centro. Pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília – DF) e da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora – MG) estarão trabalhando em conjunto com a equipe da Embrapa Cerrados (Planaltina –DF) envolvida nas pesquisas sobre caracterização genética das raças zebuínas leiteiras.

Melhorar a qualidade do rebanho brasileiro, criar um selo de qualidade para identificar germoplasma zebuíno trabalhado e oferecer treinamento a agricultores, extensionistas e estudantes são alguns dos objetivos que justificam o investimento feito no local pela Embrapa e instituições parceiras. Menos de 7% do rebanho leiteiro brasileiro é inseminado artificialmente. A transferência das biotecnologias aos pequenos e médios produtores deve acelerar o processo de melhoria genética do rebanho nacional.

Para dar início aos cursos, foi feita uma parceria com a Superintendência regional do Incra no DF e Entorno. Os assentados irão receber treinamento sobre produção de leite a partir de janeiro de 2008.  Os treinamentos irão abordar assuntos relacionados a formação de pastagens, higiene na ordenha, sanidade animal, vacinação, controle de carrapato entre outros tópicos de interesse do pequeno produtor.

O pesquisador Roberto Teixeira Alves, chefe-geral da Embrapa Cerrados, Unidade da Embrapa responsável pelo projeto, destaca que também serão oferecidos cursos sobre inseminação artificial e transferência de embriões. Os treinamentos visam melhorar a qualidade da mão-de-obra da cadeia produtiva do leite para incrementar tanto a produção como também contribuir com a inclusão social dos beneficiados.

"Quando a gente tem mão-de-obra mais qualificada, acaba por conseqüência aumentando a produção de leite", salienta. Apenas 15% do leite consumido no DF é produzido na região. Alves lembra ainda que os alunos dos diversos cursos receberão certificados e terão mais oportunidades de crescer profissionalmente.

O centro possui quinze prédios, entre laboratórios, salas de administração, residências para empregados e estagiários, refeitório, sala de ordenha, fábrica de ração, estábulos e currais. Os prédios da administração, laboratório e ordenha são construções novas. O estábulo, que já existia no local, foi reformado.

Além da construção e reforma de prédios, foram equipados os laboratórios e alojamentos. Equipamentos agrícolas, veículos, mesas, cadeiras e computadores também foram adquiridos para dar melhores condições de trabalho para a equipe que atuará no CTZL.

 

 
Gustavo Porpino de AraújoJornalista (RN 648JP)Área de Comunicação e NegóciosEmbrapa CerradosFone: 61 3388 9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/