06/11/07 |

Pesquisador da Embrapa Amapá ganha Prêmio Samuel Benchimol

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador da Embrapa Amapá, Antônio Cláudio Almeida de Carvalho(foto), foi um dos ganhadores do Prêmio Professor Samuel Benchimol 2007 ao apresentaruma proposta inovadora de desenvolvimento econômico sustentável para a Amazônia.

O projeto de valoração e manejo sustentável do cipó-titica (Heteropsis flexuosa), um produto florestal não-madeireiro abundante no Amapá, obteve o primeiro lugar na categoria Econômica/Tecnológica. "Para a Embrapa é uma deferência muito importante. Ganhar um prêmio de desenvolvimento sustentável demonstra que a empresa tem propostas inovadoras e viáveis para a Amazônia.

Para o Amapá é de grande importância por se tratar de uma das menores unidades da Embrapa no Brasil, mas que tem propostas de impacto para a economia nacional", afirmou Antônio Cláudio.

O projeto inscrito pelo pesquisador propõe a valoração e o manejo do cipó-titica como uma possibilidade concreta de desenvolvimento econômicoregional na Amazônia, a partir da manutenção da floresta em pé.

Trata-se de uma continuidade do trabalho realizado nos últimos seis anos pela Embrapa Amapá, quando foi possível obter dados sobre a botânica da planta,crescimento e reprodução, sementes, frutos, e a própria dinâmica de extração e comercialização do cipó-titica.

Os principais objetivos da proposta apresentada por Antônio Cláudio Almeida são garantir a sustentabilidade da extração do cipó-titica,aumentar a produtividade desta planta nas áreas de Reserva Legal das propriedades dos agro-extrativistas do Amapá e promover a inserção econômica e social das populações tradicionais que vivem da extração docipó-titica, através da legalização das áreas de coleta junto aos órgãos ambientais do Amapá.

A idéia é desenvolver o projeto em um prazo de trêsanos, na área de entorno do Parque Nacional do Tumucumaque, abrangendo os municípios de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.

O Prêmio Professor Samuel Benchimol é uma inciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), está dividido nas categorias Ambiental,Econômica/Tecnológica e Social.

 "Disputei na categoria de propostas econômicas porque o desenvolvimento da cadeia do cipó-titica tem potencial de impacto na economia brasileira", disse Antônio Cláudio Almeida. A solenidade de premiação será no dia 23 deste mês, no auditório da Casa da Indústria, em Rio Branco, no Acre.

Ao comemorar o reconhecimento pelo Prêmio Samuel Benchimol, o pesquisador participa na noite desta segunda-feira, 5, em Pedra Branca do Amapari, dacerimônia de assinatura de um convênio entre a Associação dos Produtores Agro-extrativistas de Água Fria (Ampaaf) e a empresa mineradora MMX, parao financiamento do projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva do cipó-titica na região da Perimetral Norte.

 "A Embrapa será a instituição de responsabilidade técnica pelo projeto, enquanto a empresa investirá R$75 mil do seu fundo de desenvolvimento para a região", afirmou o pesquisador.

Antônio Cláudio Almeida de Carvalho, 45 anos, é Engenheiro Agrônomo formado pela então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, atualmente Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Possui mestrado emEstatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq – USP) e atualmente cursa doutorado pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea-UFPA) no curso deDesenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, na área de concentração em economia dos recursos naturais. Ele desenvolve um projeto de tese sobre avaloração das áreas de Reserva Legal da Amazônia pela maximização dos produtos florestais não-madeireiros, entre eles o cipó-titica.

O Prêmio Professor Samuel Benchimol para Amazônia foi instituído em 2003. É uma homenagem a um dos maiores conhecedores da região, falecido em 2002aos 78 anos. Natural de Manaus (AM), Samuel Isaac Benchimol estudou a fundo a formação econômica da Amazônia, com destaque para o período do ciclo da borracha, e discorreu sobre os pólos de crescimento, a Zona Franca de Manaus, a política florestal e as estratégias de integração. Benchimol é autor de 109 livros, todos relacionados à vida, economia e à sociedade da região.

Projetos agraciados

Na categoria "Ambiental" o primeiro lugar foi para o pesquisador Philip Martin Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA);2º) Raimundo Nonato Lemos da Silva (Eletronorte - RO); 3º) João Tito Borges (Fucapi).

Na categoria "Econômico e Tecnológica" os vendedores foram: 1º) Antonio Cláudio Almeida de Carvalho (Embrapa Amapá); 2º) Idelfonso Generoso daSilva (SEATER/ Acre; 3º) Ariane Mendonça Pacheco (Nutritest - AM).

Na categoria "Social" - 1º) Marilene Gomes de Sá Ribeiro e Ruy Alexandre de Sá Ribeiro (INPA - AM); 2º) Edinaldo Nelson dos Santos Silva e Veridiana Vizone Scudeller (Inpa -AM); 3º) Antonio Francisco Lima deOliveira (PA).

Na categoria "Personalidade" foram inscritos 14 pessoas e 5 instituições. Os três mais votados foram: o governador Eduardo Braga, Alex Bolonha Fiúzade Mello – reitor da Universidade Federal do Pará e a Suframa. Também estavam concorrendo ao prêmio de personalidade, a Rede Globo, o Governo doEstado do Acre, a SBPC e a CNBB, entre outros.

 Jornalista:Dulcivânia Freitas (DRT/PB-1.063)dulcivania@cpafap.embrapa.br96-3241-1551 - Ramal 215 / 9902-9959

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/