07/11/07 |

Embrapa discute uso sustentável do campo nativo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

De quinta-feira (8) até sábado (10), Bagé(RS) terá a oportunidade de conhecer um pouco mais do contexto atual da produção de gado e, da própria biodiversidade, onde está inserido na Região da Campanha.

Trata-se do 1º Encontro de Criadores de Gado em Pastagem Natural nos Pampas. Evento internacional, composto por seminários, oficinas técnicas e observações no campo, tem como objetivo maior trazer diversos aspectos da bovinocultura, dentro de uma visão sistêmica, onde não haja interferências ao meio ambiente, produzindo mais, porém, tendo como tônica a manutenção e preservação das pastagens nativas.

A Embrapa Pecuária Sul – Unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa – é uma das instituições parceiras do Encontro e irá sediar as oficinas técnicas em seu Centro, na sexta-feira(9).

Segundo o Chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa, Alexandre Varella, a participação em um evento desse porte destaca a importância para os trabalhos realizados com pastagens nativas do Bioma Pampa.

"Fazemos questão que um dos dias da programação do evento aconteça dentro da Embrapa, porque isso confirma a imagem da instituição de pesquisa, que busca a produção de carne bovina de qualidade nos ecossistemas pastoris do Pampa, com sustentabilidade", diz Alexandre Varella, que salienta como oportuna a interação dos pesquisadores com os cientistas e técnicos do Brasil e países vizinhos.

A Embrapa também estará presente no primeiro dia do Encontro, durante o seminário que trata da pecuária de corte em pastagem natural. Uma das palestrantes é a pesquisadora Cristina Moraes Genro que dentro do painel "Como fortalecer a pecuária de corte em campo nativo" abordará as ações da Empresa para o uso sustentável do campo nativo. Serão apresentados os trabalhos que já foram realizados, bem como os projetos em andamento, e as futuras propostas elaboradas pela pesquisa.

Cristina Genro valida o encontro como fundamental para a discussão acerca da importância do Bioma Pampa. "Não há oportunidade melhor para a realização desse encontro, é estratégico nos estudos da biodiversidade local", confirma a pesquisadora. O encontro é promovido pela Associação e Sindicato     Rural de Bagé, Associação dos Produtores do Pampa Gaúcho-APROPAMPA e Alianzas Del Pastizal.

Programação

Dia 08 de novembro – Seminário Técnico sobre "Pecuária de Corte em Pastagem Natural, conservação da biodiversidade e das tradições Pampeanas". Seminário aberto ao público em geral. Local: Sindicato Rural de Bagé

8:30 hs – Recepção dos participantes; 9:00 hs – Abertura do evento: fala de autoridades (locais, regionais e nacionais); 9:30 hs – Apresentação do programa das entidades envolvidas e do espírito do evento – Aníbal Parera – Bird Life 10:00 hs – Painel: Indicação de Procedência da Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional Moderador Sr. Ricardo Weiler Presidente da Associação dos Produtores do Pampa Gaúcho (APROPAMPA) 10:10 hs – História e critérios para a delimitação da área da IP da Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional – Eng. Agr. Fernando Adauto L. de Souza (SENAR-RS e APROPAMPA); 10:40 hs – O papel do SEBRAE na diferenciação de produtos com tipicidade no agronegócio – Eng. Agr. Alessandra Loureiro Souza (SEBRAE RS); 11:10 hs – A visão do mercado em relação a carne com Indicação de Procedência Casa de Carnes Moacir Porto Alegre; 11:30 hs – Palestra: Ferramentas de competitividade mundial no setor de carnes – Uma visão das tendências mundiais do agronegócio – Fernando Schwanke 12:15 hs – Intervalo para almoço; 13:30 hs – Painel: Pecuária de corte sob campo nativo: suas implicações na conservação da biodiversidade – Pedro Develey (BirdLive/SAVE Brasil); 14:00 hs – Aves de interesse para a conservação do Bioma Pampa: interação com a pecuária de corte e com outras atividades produtivas Glayson Bencke (FZBRS)/ Rafael Antunez Dias (UCPEL)/ Pedro Develey (BirdLife/SAVE Brasil); 14: 30 hs – Muito mais que aves: o ecossistema dos campos nativos e a necessidade de entendê-lo como um todo – professor Demetrio Luis Guadaguin (UNISINOS); 15:00 hs – Como fortalecer a pecuária de corte em campo nativo? (moderador Anibal Parera) a) Maior produtividade conservando o campo nativo – Alejandro Deregibus; b) Produção com preservação – Carlos Nabinger (UFRGS); c) Ações da Embrapa Pecuária Sul para o uso sustentável do campo nativo: pesquisas em andamento e novos desafios – Cristina Moraes Genro (Embrapa Pecuária Sul); 17:00 hs - Perguntas 17:30 hs – Fechamento da jornada: Andrés Bosso, Prefeito Municipal de Bagé, Presidente S. R. de Bagé e Presidente Apropampa;

 Dia 09 de novembro – Oficinas técnicas – Local Embrapa Pecuária Sul

9:00 hs – Oficina 1: Mais produção mantendo o bom estado do nosso campo nativo- Objetivo: discutir e propor ações conjuntas para a tingir a preservação das pastagens nativas produzindo carne de qualidade; Facilitador: Carlos Nabinger com o apoio de Alejandro Deregibus, Naylor Perez e Lemar Maciel da Rocha; 9: 00 hs – Oficina 2: Mais valor pelo quilo da carne produzida em campo nativo – Objetivo: Discutir e propor ações conjuntas para alcançar a agregação de valor à carne bovina produzida sob pastagens nativas; Facilitador: Fernando Schwanke com o apoio de Alessandra Souza, Fernando Cardoso e Ângelo Antonio Aguinaga; 11:00 hs Plenária: Apresentação e validação das propostas de ações conjuntas de produção e preservação das pastagens nativas e de agregação de valor; 13:00 hs – Almoço na Embrapa; 14:30 hs Saída de campo; 16:00 hs Rincão do Inferno – Limite dos municípios de Bagé, Lavras do Sul e Caçapava do Sul. Moderadores: Carlos Nabinger e o geógrafo Roberto Verdum. 18:00 hs – Retorno a Bagé

10/11 – Estância São Crispim – Município de Lavras do Sul 9:30 hs – Observação das diferentes categorias de bovinos, campo nativo e aves do ecossistema pampa; 11:30 hs -  Retorno à Lavras do Sul; 12:00 hs – Sindicato Rural de Lavras do Sul – Plenária de encerramento do encontro (troca de experiências entre os participantes do evento); 13:00 hs – Almoço de encerramento;   Jorn. Cristiane Betemps – MTB 7418 – RS betemps@cppsul.embrapa.br Estag. Marcelo Pimenta imprensa@cppsul.embrapa.br Embrapa Pecuária Sul - (53) 242 8499  Ramal 253 ou 239

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/