08/11/07 |

Embrapa e Procisur realizam seminário sobre rastreabilidade

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Acontece nesta quinta-feira( 8) , a partir das 9 horas, na sede da Embrapa Gado de Corte, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), seminário sobre rastreabilidade com palestrantes do Brasil, Paraguai e Argentina.

O objetivo é discutir os sistemas de rastreabilidade da cadeia da carne bovina utilizados pelos principais países produtores e exportadores do produto. O seminário é dirigido para membros da cadeia produtiva da carne. Serão apresentadas nove palestras. A primeira terá início às 9h30 e vai tratar sobre os avanços da rastreabilidade na Argentina.

O palestrante será o argentino Martín Irurueta. Em seguida  será a apresentação do engenheiro-agrônomo paraguaio Carlos Pedretti que também vai abordar sobre os avanços do sistema no Paraguai.

Controle Eletrônico

As apresentações acontecem durante o dia todo. A última apresentação será sobre o sistema de rastreabilidade brasileiro quando o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Pedro Paulo Pires, após a palestra fará uma demonstração sobre o controle eletrônico do gado no mangueiro digital.

Nesta oportunidade, ele também apresentará o Portal da Carne, um serviço a ser lançado pela Embrapa elaborado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Superintendência Federal da Agricultura.

O Seminário desta quinta é aberto ao público e na sexta-feira, os palestrantes dos países envolvidos e pesquisadores da Embrapa e do Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul- Procisur -  se reúnem para uma avaliação das discussões.

Segundo Pedro Paulo Pires, coordenador técnico do Seminário, uma das propostas do evento é discutir a utilização da rastreabilidade na vigilância sanitária. Ele acredita que o uso dessa ferramenta será essencial nas campanhas de erradicação da febre-aftosa, por exemplo. O pesquisador enfatiza a importância de conscientizar o produtor de utilizar formas de controlar a produção, seja por meio eletrônico ou manual. A rastreabilidade é uma ferramenta necessária no processo de modernização da pecuária e uma forma de garantir a qualidade do produto", aponta o pesquisador.

A sede da Embrapa Gado de Corte fica na BR 262, km 4 ( saída para Aquidauana). Outras informações poderão ser obtidas na área de Comunicação Empresarial, telefone: 3368-2058.

Jornalista: Eliana Cezar ( DRT-15.410/SSP-SP)e-mail: eliana@cnpgc.embrapa.brtelefone: 3368-2142 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/