08/11/07 |

Embrapa e IRI vão estudar seguro para pequeno agricultor

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Técnicos do Instituto Internacional de Pesquisa em Clima e Sociedade (IRI), da Universidade de Columbia (Estados Unidos), e pesquisadores da Secretaria de Gestão e Estratégia (SGE)  da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  definiram na tarde desta quinta-feira(8) as linhas básicas para o projeto de cooperação técnica sobre instrumentos de transferência de riscos baseada em índices climáticos.

O foco do projeto - de acordo com o diretor do IRI para a América Latina, Walter Baethgen (à direita na foto), é criar condições para uma nova modalidade de seguro rural que beneficie os pequenos agricultores. "O atual modelo é inacessível (caro) aqueles que têm pequenas propriedades e o trabalho dará subsídios para aperfeiçoar o sistema utilizado, aprimorando o processo", resumiu Baethgen nesta primeira reunião - que também serviu para definir responsabilidades de cada área envolvida e a previsão de que nos próximos meses será assinado o memorando de entendimento sobre o tema.

Com duração de três anos, o projeto de cooperação entre Embrapa e IRI prevê ações que vão complementar os estudos sobre mudanças climáticas já em andamento na empresa – como os da Embrapa Informática Agropecuária.

A iniciativa – que conta também com a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário – dará oportunidade de treinamentos de curta duração e bolsas de doutorado e pós-doutorado nos Estados Unidos, além da realização de seminários e outros eventos.

"O projeto deverá começar em 2008 e será de importância não apenas para os pequenos agricultores, mas para os produtores de forma geral", informou o pesquisador da SGE, Flávio Ávila (primeiro à esquerda na foto).

Segundo ele, o ponto básico do estudo é desenvolver instrumentos financeiros que reduzam os riscos climáticos. "Isso quer dizer um seguro que, ao contrário do que se tem hoje, não vai assegurar o produto da lavoura, mas, por exemplo, o nível de chuva", observou Walter Baethgen.

Além de Ávila e Baethgen, participaram da reunião Steve Zebiak e Haresh Bhojwani, diretor geral e chefe da cooperação internacional do IR, respectivamente.

Deva Rodrigues (MTb/RS 5297)Telefone (61) 3448-4113E-mail: deva.rodrigues@embrapa.br   

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/