06/11/07 |

Livro aborda uso eficiente de corretivos e fertilizantes em pastagens

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O livro "Cerrado: uso eficiente de corretivos e fertilizantes em pastagens", que tem como editores técnicos os pesquisadores Geraldo Martha Júnior, Lourival Vilela e Djalma Martinhão,  da Embrapa Cerrados (Planaltina - DF), está disponível para venda no estande das publicações da Unidade e, em breve, estará na Livraria Virtual (http://livraria.sct.embrapa.br). O preço é R$30,00.

A publicação disponibiliza informações geradas através de vários trabalhos de pesquisa conduzidos, na região do Cerrado, pela equipe da Embrapa. A publicação aborda, de forma prática e concisa, a importância dos principais elementos minerais, e as recomendações de adubação de acordo com a intensidade de uso e tipo de solo.

"Pela sua importância e abrangência, o livro Cerrado: uso eficiente de corretivos e fertilizantes em pastagens é uma contribuição da Embrapa Cerrados que visa atender o segmento do sistema produtivo, carente de informações.

Da forma como estão descritas, as recomendações, se forem seguidas adequadamente, contribuirão para o melhoramento e a recuperação da capacidade produtiva das pastagens cultivadas, o que auxiliará não apenas o pecuarista, mas também produtores que necessitam restabelecer a capacidade produtiva das pastagens na forma direta ou pelo sistema de integração lavoura-pecuária", destaca o pesquisador Roberto Teixeira Alves, chefe-geral da Embrapa Cerrados, na apresentação do livro.

Aumentar a produtividade para reduzir os custos médios de produção é, segundo os editores da publicação, a escolha mais viável para o pecuarista manter a lucratividade da propriedade rural. Os pesquisadores atentam para "a necessidade de investimentos nos dois determinantes primários da produtividade: taxa de lotação e desempenho por animal".

Além da obrigatoriedade de investir no componente animal, a publicação salienta a importância de assegurar a rentabilidade do negócio com investimentos em pastagens. "Esquecer o pasto não permite ganhos expressivos de médio / longo prazo ao sistema de produção", destacam os pesquisadores.

 
 
 
 
Jornalista:Gustavo Porpino de Araújo  (RN 648JP)Embrapa CerradosContatos: 61 3388 9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Prática agropecuária: Prática para manejo da adubação e fertilidade do solo