04/12/07 |

Trabalho na área de recursos genéticos animais ganha prêmio em simpósio internacional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O trabalho "Alocação de indivíduos baseada em genótipos multilocus em grupos genéticos de búfalos criados no Brasil", que tem como primeira autora a pesquisadora Maria do Socorro Maués Albuquerque, recebeu o Prêmio "Jorge de Alba" durante o VI Simpósio de Recursos Genéticos para a América Latina e Caribe - VI SIRGEALC, que aconteceu na cidade do México, no período de 11 a 16 de novembro.

Além dela, outros dez pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, participaram do evento: Arthur da Silva Mariante, Andrea del Pilar de Souza Peñaloza, Fábio de Oliveira Freitas, Marcos Aparecido Gimenes, Maria Aldete Justiniano da F. Ferreira, Maria Magaly da Silva Wetzel, Patricia Goulart Bustamante, Roberto Fontes Vieira, Sandra Beatriz Barbosa de Cerqueira Zarur e Terezinha Aparecida Borges Dias.

A ida deles foi viabilizada por diversas fontes de recursos financeiros, como: CNPq, CAPES, Agrofuturo, IICA, Projeto Brasil Itália, bem como da Comissão Organizadora do próprio SIRGEALC, além do PROCISUR e PROCITRÓPICOS, que junto com a Biodiversity International custearam a participação dos representantes do Brasil na reunião das Redes de Recursos Genéticos, evento paralelo que desde 2005 antecede o Simpósio, permitiram que um número razoável de pesquisadores do Cenargen pudesse comparecer ao referido evento .

O Simpósio de Recursos Genéticos para a América Latina e o Caribe - SIRGEALC foi criado em 1997 e, desde então, reúne a cada dois anos, especialistas para discutir assuntos relevantes para as pesquisas de recursos genéticos vegetais, animais e microbianos. O Simpósio é atualmente o mais importante evento mundial sobre recursos genéticos, daí a importância da participação do maior número possível de pesquisadores da Embrapa.

Em 2007, os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia apresentaram 25 pôsteres, sendo 19 de recursos fitogenéticos e seis de recursos zoogenéticos. Além disso, participaram também como palestrantes em conferências técnicas e mesas-redondas.

Na sessão "Conferências Técnicas", o pesquisador Arthur Mariante apresentou o trabalho "Utilização, Conservação e Caracterização Genética dos Recursos Zoogenéticos no Brasil". Fechando a programação do SIRGEALC foi realizada a Mesa Redonda denominada: "Por uma Valoración de los Recursos Genéticos para el Desarrollo Sustentable de América Latina. -Como lograrlo?" com a participação de um grande número de convidados, dentre os quais Maria Magaly Wetzel e Arthur Mariante, representando o Brasil.

A reunião da Red para el Manejo y Conservación de los Recursos Fitogenéticos de los Trópicos Suramericanos (TROPIGEN) também contou com a participação das pesquisadoras da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Maria Magaly Wetzel, representante do Brasil, além de Maria Aldete Ferreira e Terezinha Borges Dias, e de representantes de outros países que compõe esta Rede, como: Delis Perez (INIA-Venezuela), Imana Power (CELOS-Suriname) e Sixto Imán (INIA-Peru).

Entre  os resultados dessa reunião, destaca-se a definição dos cursos de capacitação a serem oferecidos pelo TROPIGEN em 2008, que abrangerão os seguintes temas: Conservação in situ,  que será realizado no Peru; Pré-Melhoramento de Plantas na Venezuela, além de um Workshop de Curadores, a ser realizado no Brasil. Foram definidos também dois projetos: um de capacitação em recursos genéticos, que visa captar recursos para a oferta de cursos formais e informais, liderado pela Venezuela e o outro de pesquisa participativa com uso de recursos genéticos, coordenado pelo Peru.

Durante a reunião da Red de Recursos Genéticos del Cono Sur (REGENSUR), coordenada pela pesquisadora Ana Berreta (INIA-Uruguai), que contou com as presenças de: Federico Condón (INIA-Uruguai), além dos representantes dos países que compõe esta Rede: Ivete Seguel (INIA-Chile), Marcelo Ferrer (INTA- Argentina), Luis H. Robledo (Dirección de Investigación Agrícola- Paraguai) e Andréa Peñaloza (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia- Brasil), estabeleceu-se a programação dessa Rede para o período 2008-2009, com especial ênfase na elaboração urgente do projeto para suporte à regeneração das coleções de milho dos países que compõem a Rede, ou seja, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, com fundos do Global Trust. O produto foi eleito, na reunião de 2005, como prioritário para os países que compõe esta rede.

Um grande debate sobre o futuro do SIRGEALC ocorreu por ocasião da Assembléia de Encerramento, com participação dos representantes dos países nas Redes de Recursos Genéticos das Américas, que culminou com a eleição de uma Comissão para avaliar a possível criação de uma Sociedade Latino-americana de Recursos Genéticos, da qual o pesquisador Arthur Mariante fará parte. Na mesma oportunidade, o Chile teve aprovada sua candidatura para realizar o VII SIRGEALC, no ano de 2009.

Visitas técnicas

Diversos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia aproveitaram a estada na cidade do México para realizar visitas técnicas a instituições de pesquisa, como: o Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT), Instituto de Biologia, Jardim Botânico da Universidad Autónoma do México (UNAM) e Instituto Politécnico Nacional - Centro de Desarrollo de Produtos Bióticos (Ciprobi), onde estão sendo desenvolvidos estudos sobre Jatropha curcas (pinhão manso).

Cursos e mini-cursos

O pesquisador Arthur Mariante ministrou o mini-curso intitulado "Conservação in situ e ex situ de recursos zoogenéticos" e os pesquisadores Fábio, Sandra Beatriz, Roberto, Patrícia e Terezinha participaram do mini-curso sobre Etnobiologia, cujo destaque foi a apresentação de vídeo sobre o trabalho realizado pela Embrapa de promoção de feiras de sementes tradicionais junto ao povo indígena Krahô.

Outras instituições do Brasil também estavam presentes, o que tornou possível o intercâmbio de experiências com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Estadual de Feira de Santana/BA.

Segundo a pesquisadora Maria do Socorro Maués, "o VI SIRGEALC foi, uma excelente oportunidade não só para os pesquisadores da Unidade mostrarem o que vem sendo feito em recursos genéticos, como também para a realização de diversos contatos que poderão resultar em futuras parcerias com os demais países participantes".

Fernanda Diniz((MTb 4685/89/DF)Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaContatos: (61) 3448-4769 e 3340-3672fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/