20/11/07 |

Abacaxi é tema de evento internacional na Paraíba

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o tema central "Abacaxi: diversidade e sustentabilidade", a Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS) realiza, em João Pessoa (PB), até sexta-feira ( 23 ) , o VI Simpósio Internacional do Abacaxi.

Promovido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Governo da Paraíba, o evento acontece a cada três anos, reunindo especialistas em pesquisa, extensão e ensino, além de empresários, produtores, estudantes e demais agentes da cadeia produtiva do abacaxi.

 "Estão programadas conferências e apresentações orais de especialistas nacionais e internacionais sobre todas as fases da cadeia produtiva: produção, pós-colheita, mercado e comercialização, enfatizando-se a versatilidade de uso do abacaxizeiro e do seu fruto", explica Domingo Haroldo Reinhardt, presidente do simpósio, coordenador da comissão científica e pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além de Reinhardt, fazem parte da comissão científica os pesquisadores Aristoteles Pires de Matos, Clóvis de Oliveira Almeida, Getulio Augusto Pinto da Cunha e Luiz Francisco da Silva Souza.

O abacaxi

Com o nome científico de Ananas comosus (L.) Merril, o abacaxi é também conhecido como  ananás. Pertence à família botânica das bromeliáceas e é originário da América do Sul (Brasil, Paraguai e Argentina). Seguramente, é uma das frutas tropicais mais populares do mundo. De perfume forte e sabor variado, sua beleza e a existência da coroa fazem com que receba o apelido carinhoso de "rei dos frutos".

O abacaxizeiro é uma planta de pequeno porte, podendo atingir 120 cm de altura. Possui flores pequenas, de coloração rósea a roxo-púrpura, que se aglomeram em torno de uma haste, formando assim uma espiga que se desenvolverá, originando a fruta do abacaxi.

A qualidade dos frutos é atribuída às suas características físicas externas (coloração da casca, tamanho e forma do fruto) e internas conferidas por um conjunto de constituintes físico-químicos e químicos da polpa (açúcares, ácidos, vitaminas e sais minerais), responsáveis pelo sabor, aroma e valor nutritivo.Mais informações sobre o simpósio no endereço http://www.ipsbrasil2007.com.br).

Jornalista: Léa Cunha (DRT-BA 1633)Embrapa Mandioca e Fruticultura TropicalTelefone: (75) 3621-8076 Fax: (75) 3621-8092E-mail: leacunha@cnpmf.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/