22/11/07 |

Embrapa integra Plano de Ação do MCT

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é um dos principais atores do Governo Federal para incrementar o crescimento do Brasil no setor de ciência e tecnologia. É o que traz o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (PAC da Ciência), lançado nessa semana, no Palácio do Planalto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Estão previstos R$ 41,2 bilhões para área até 2010.

Rezende e Lula ressaltaram, durante o evento, a importância da Embrapa para alavancar a pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas como biotecnologia, nanotecnologia, biocombustíveis, agronegócio, biodiversidade, recursos naturais, Amazônia e Semi-árido. Além da Embrapa, outras instituições fazem parte do Plano como o Instituto Nacional de Metereologia (INMET) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), também vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O Plano visa ainda expandir, integrar, modernizar e consolidar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI); acelerar o desenvolvimento de um ambiente favorável à inovação nas empresas, o que no agronegócio requer um programa de revitalização de universidades e institutos estaduais de pesquisa integrantes do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária; e facilitar o acesso da população aos bens gerados pela ciência.

FNDCT – Foi sancionada, este ano, a nova lei que regulamenta o funcionamento do FNDCT. Uma das revisões feitas nesta lei foi a inclusão da Embrapa como um dos membros do Conselho Gestor, ao lado das presidências do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do BNDS. Para o presidente da Embrapa Silvio Crestana, os recursos do FNDCT será de grande importância para agricultura. "Estão previstos para 2008, R$ 2,2 bilhões para o desenvolvimento tecnológico e científico."

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Com informações da Asssessoria de Imprensa do MCT

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/