23/11/07 |

Comitiva de Burkina Faso visita Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Desenvolver tecnologias para a agricultura familiar. Esse foi um dos objetivos da visita da comitiva de Burkina Faso à Embrapa. Liderada pelo ministro da Agricultura, Hidráulica e Recursos Haliêuticos, Salif Diallo, a comitiva composta de três diretores do Ministério da Agricultura e um diretor do Ministério de Economia e Finanças do país africano, foi recebida nesta sexta-feira (23/11) pela diretora executiva da Embrapa, Tatiana de Abreu Sá.

 Para o ministro, conhecer o trabalho desenvolvido pela Embrapa é fundamental para que Burkina Faso possa aumentar sua produção de soja, carnes, cana-de-açúcar e algodão. "Percebemos que muitas soluções apresentas pela Empresa podem ser aplicadas no nosso país, considerando a semelhança do clima tropical e seco", afirmou Salif, ressaltando ainda o fato de a agricultura familiar de Burkina Faso não conseguir exportar sua produção, se limitando apenas à agricultura de subsistência.

Durante a visita, o coordenador de Cooperação Internacional da Embrapa, José Madeira Neto, apresentou a  estrutura e funcionamento da Empresa e o plano institucional de agricultura familiar. A comitiva conheceu também o Programa Brasileiro de Agroenergia do Brasil e o trabalho da Embrapa Agroenergia, que tem como missão viabilizar soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável e eqüitativo do negócio da agroenergia do Brasil, em benefício da sociedade.  A apresentação foi feita pelo chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da unidade, Esdras Sundfeld.

O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Lino Colsera, e o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Márcio Portocarrero, ambos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), também estiveram presentes à reunião. Portocarrero mostrou aos visitantes as ações da Secretaria e ressaltou os sistemas desenvolvidos em parceria com a Embrapa como o Sistema Agropecuário de Produção Integrada (SAPI), que visa a produção de alimentos de qualidade assegurando uma produção sustentável, a preços competitivos e, principalmente, com respeito e preservação do ambiente; e a Produção Integrada de Frutas (PIF), alternativa para o pequeno agricultor aumentar a comercialização e oferta de produtos de melhor qualidade.

Segundo a diretora Tatiana, receber mais um país da África, reforça a política externa do Governo Federal de colaborar com o desenvolvimento do continente. "É o avanço do cumprimento da nossa missão expressa na Embrapa África, considerando que os países africanos possuem muitas demandas que temos plenamente condições de cumprir."

 Protocolo de Intenções

Em outubro, foram firmados acordos de cooperação entre Brasil e Burkina Faso, sendo que quatro deles são voltados para a agricultura, com foco na produção de soja, cana-de-açúcar, pecuária e cotonicultura (biosegurança em organismos geneticamente modificados; difusão de técnicas de produção de algodão; recursos fitogenéticos; controle biológico de pragas).

Os protocolos de intenção foram assinados durante viagem do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva a países da África, em outubro deste ano, com objetivos comerciais e estratégicos. Burkina Faso foi o primeiro país a ser visitado.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/