26/11/07 |

Tecnologias da Embrapa Amapá na Expofeira 2007

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A 44ª Expofeira do Amapá, o mais importante evento de negócios e entretenimento do Estado do Amapá, também é vitrine para tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Amapá que visam melhorar a produtividade na agricultura e agregar valor a produtos florestais não-madeireiros.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, em parceria com o Sebrae-AP, no Parque de Exposição da Fazendinha, distante 12 quilômetros de Macapá. Foiaberto no dia 24 de novembro e encerra-se no domingo, 2, com um show do cantor Daniel.

Em uma área construída de 20 mil m² há produtos agrícolas, exposição de serviços em vários segmentos da economia regional, venda de animais degenética melhorada, rodeios, cursos e oficinas. De acordo com os organizadores, a expectativa é de um público em torno de 800 mil pessoas.

No estande da Embrapa Amapá, o visitante é convidado a conhecer produtos que resultam de pesquisas feitas pela empresa em comunidades do interior do estado, agregando o conhecimento científico, o saber das populações tradicionais e as parcerias com diversas instituições estaduais, federaise privadas.

 "A Expofeira é uma excelente oportunidade para termos um contato direto com nosso público-alvo e constatar a percepção da sociedade sobre as nossas atividades", afirmou o chefe geral da Embrapa Amapá,Newton de Lucena.

Este ano a vitrine é representativa das tecnologias desenvolvidas por outras unidades da Embrapa e publicações sobre diversos temas da agropecuária. Diana Batista da Silva, 24, residente em Santana, disse que foi justamente a vitrine que lhe chamou a atenção. "Fiquei atraída pelos produtos e quis entender melhor o que a Embrapa faz, por isso vim conhecer o estande", afirmou a dona de casa, que levou para casa folderes sobre pesquisas para agricultura familiar e agroenergia, os quais fazem parte das publicações que são doadas aos público visitante.

No estande da Embrapa há uma mostra de castanha in natura, dry fatiada e salgada para tira-gosto, biscoito de castanha e óleo processado e natural. O biscoito e a castanha fatiados são da Embrapa Acre. Os demais são produzidos por extrativistas de Laranjal do Jari, onde o engenheiro agrônomo Walter Paixão desenvolve estudos para melhorar a renda doscastanheiros. "Estudamos este produto e agora partimos para a valoração, aproveitando o potencial de exposição que é a Expofeira".

O visitante também conhece variedades de feijão-caupi, como "Amapá", "BRS Mazagão", lançadas pela Embrapa Amapá, e "Novaera", lançada pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém) para toda a região Norte. As duas últimas podem ser colhidas mecanicamente.

Neste espaço, está sendo mostrada em primeira mão a variedade de feijão-caupi a ser lançada em 2008 pela Embrapa Amapá, que tem o nome provisório de Tumucumaque. Para apreciar o sabor destesprodutos, haverá degustação de baião de dois na próxima sexta-feira, 30, no estande da empresa, preparado com ingredientes especiais pela laboratorista Leila Guerra. A degustação também inclui palmito da pupunheira, temperado com orégano e azeite, resultante de experimentos daEmbrapa.

As moscas-das-frutas estão entre os insetos mais prejudiciais à agricultura mundial. Devido à ameaça que representam para este importante segmento da economia brasileira, a Embrapa desenvolve pesquisas para identificar fatores que podem contribuir para o programa de combate às moscas-das-frutas, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura. Noestande, o visitante conhece diversas espécies de moscas-das-frutas identificadas no Amapá, a exemplo da mosca-da-carambola, que entrou no Brasil pelo Oiapoque, em 1996.

A pequena Eduarda Stefany Pinheiro, 6 anos, ficou entusiasmada ao conhecer "como são as mosquinhas ficam na goiaba que a gente come", disse a menina.Sua mãe, Terezinha Pinheiro, elogiou o estande da Embrapa como um recurso para aprimorar o conhecimento adquirido na escola. "Tudo aqui me chamou a atenção, está bem organizado e as pessoas explicam direitinho o trabalho da Embrapa, que eu não conhecia. Isso é muito bom para nossos filhos queestudam!", afirmou a dona de casa.

O cipó-titica é outro produto de excelência, pesquisado pela Embrapa Amapá. Este ano foi montado um mostruário das telas de trançados com esta fibra. O produto florestal não-madeireiro é estudado na Embrapa há cerca de seis anos e agora rendeu ao pesquisador Antonio Claudio Almeida de Carvalho o Prêmio Samuel Benchimol na categoria Economia/Tecnologia. Ele apresentou um projeto de inovação de desenvolvimento sustentável a partirda valoração do cipó-titica pelas comunidades extrativistas de municípios do entorno do Parque Nacional do Tumucumaque. Além disso, há no espaçomesas e cadeiras confeccionadas em madeira e cipó-titica, demonstrando o potencial moveleiro da fibra para agregar conservação da floresta, mão-de-obra qualificada e renda no Amapá.

As vantagens da cerca elétrica para impedir que gado ultrapasse limites de áreas também é demonstrada no estande da Embrapa. A tecnologia é estudadapelo pesquisador Paulo Meirelles e este ano um atrativo para ilustrar o assunto é um touro estilizado, representando o rebanho bovino amapaense.Como parte da Expofeira, acontece a II Feira do Empreendedor, voltado para rodada de negócios entre empresários de móveis, madeira e artesanato.

Serviço: O estande da Embrapa Amapá fica localizado na segunda rua, partindo da entrada principal, entre os estandes do Incra e do Clube de Aeromodelismo no Amapá. Visitação das 19h às 22h.

Jornalista:Dulcivânia Freitas (DRT/PB-1.063)dulcivania@cpafap.embrapa.brContatos:96-3241-1551 - Ramal 215 / 9902-9959

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
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