04/12/07 |

Empresa quer gerar híbrido de arroz de terras altas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu, na segunda-feira(3 ) , a visita técnica de dois dirigentes e um melhorista da RiceTec, companhia que atua em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de sementes híbridas de arroz e produtos de valor agregado.

O interesse da RiceTec é estabelecer parceria com a Embrapa Arroz e Feijão para que esta aporte linhagens de arroz de terras altas de seu programa de melhoramento para o cruzamento e a geração de híbridos pela RiceTec, à semelhança do que ocorre hoje com o trabalho conjunto entre a companhia e a Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS).

De acordo com o Diretor Regional da RiceTec Mercosul, Markus Ritter, há demanda dos agricultores por híbridos de arroz de terras altas para serem introduzidos em sistemas de rotação de culturas, principalmente, com a soja.  

Além de Markus Ritter, estiveram presentes no encontro o Gerente de Pesquisa da Regional Mercosul, Renato Luzzardi, e o melhorista da Regional Mercosul, Luiz de Mattos. A Embrapa Arroz e Feijão foi representada pela Chefe Geral, Beatriz da Silveira Pinheiro; o Chefe de Comunicação e Negócios, Geovando Vieira; o Coordenador do Programa de Melhoramento de Arroz, Orlando Peixoto; e o líder do projeto de pesquisa em arroz híbrido da Embrapa, Péricles Neves. 

Este último apresentou o programa em desenvolvimento com o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), a fim de gerar híbridos de arroz irrigado para a Região Sul e cujos ensaios locais serão avaliados nesta safra de verão. Markus Ritter fez também uma breve exposição sobre o programa de melhoramento de arroz da RiceTec.

Em 2003, a empresa lançou o primeiro híbrido de arroz para o Mercosul, o Avaxi. Atualmente, a RiceTec conduz áreas experimentais em Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul; e Santa Fe, Formosa, Chaco, Entre Ríos e Corrientes (na Argentina), além do Uruguai e do Paraguai.

Jornalista: Rodrigo Peixoto (1.077 MTb/GO)Embrapa Arroz e FeijãoContatos: (62) 533-2108rpbarros@cnpaf.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/