22/11/07 |

Especialistas do mundo inteiro debatem a pecuária de leite

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A sexta edição do Congresso Internacional do Leite vai reunir técnicos e pesquisadores de dez diferentes países, representando quatro continentes. Além das maiores autoridades em pecuária de leite no Brasil, o evento contará com a presença de representantes do Reino Unido, Bélgica, Alemanha, China, Austrália, Nova Zelândia, México, Uruguai e Argentina.

O futuro do leite no Brasil e no mundo será debatido de forma inovadora. Os temas do Congresso foram elaborados em forma de perguntas. Espera-se que os  palestrantes respondam aos principais questionamentos do setor.

O Congresso é dividido em dois eventos: o "6º Workshop sobre políticas públicas para o agronegócio do leite" e o "8º Simpósio sobre sustentabilidade da pecuária leiteira no Brasil".

O workshop sobre políticas públicas, que será realizado no dia cinco de dezembro. Na palestra de abertura, será feita uma análise sobre as perspectivas para o mercado de lácteos. Entre os palestrantes do workshop estão:

- Vicente Nogueira Netto - presidente da Federação Pan-americana de Leite, diretor da Confederação Brasileira das Cooperativas de Laticínios  e coordenador da Câmara Temática de Leite da Organização das Cooperativas do Brasil;

- Paulo do Carmo Martins, Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite;

- Marcelo Pereira de Carvalho, diretor da Láctea Brasil e do Agripoint.

- Newton Ribas - assessor técnico para assuntos leiteiros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

- Adoniran Peraci - secretário de agricultura familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário;

- João Theodoro de Rezende - presidente do Arranjo Produtivo Lácteo de Goiás.

No cenário internacional, os debatedores buscarão respostas para as perspectivas do setor de lácteos. Estarão presentes no evento o diretor-presidente da Rede Internacional de Comparação de Fazendas (IFCN, da sigla em inglês), Torsten Hemme; o pesquisador da China, Sam Chi; o consultor mexicano Jaime Jurado; o professor uruguaio Jorge Alvarez e o argentino Alejandro Galetto, diretor da Sancor.

Sustentabilidade - Na quinta-feira(6), o simpósio sobre sustentabilidade da pecuária de leite será aberto com uma análise da produção de leite no País. Quem falará sobre o assunto será a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Rosângela Zoocal e o representante da WWE Brasil, Luis Fernando Laranja da Fonseca.

O simpósio conta ainda com palestras sobre os seguintes temas:

 - Os Novos desafios da atividade leiteira - Pedro Arcuri, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite;

- Os efeitos da agroenergia para a atividade leiteira - Glauco Carvalho, pesquisador da Embrapa Gado de Leite;

- Os impactos do aquecimento global no setor lácteo - Eduardo Assad, Chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária e Tom Davidson, especialista australiano.

- O controle estratégico de carrapatos -  Márcia Prata, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite;

- A nanotecnologia na pesquisa em pecuária de leite - Humberto Brandão, pesquisador da Embrapa Gado de Leite;

- Integração lavoura, pecuária e florestas - Domingos Paciullo, pesquisador da Embrapa Gado de Leite e Ramon Alvarenga, pesquisador da Embrapa Florestas.

 

O Congresso Internacional do Leite será realizado na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). A Abertura solene está marcada para terça-feira(4), às 21 horas. Outras informações podem ser obtidas no site: http://www.cnpgl.embrapa.br/congresso2007/paginas/index.php .

 

Rubens Neiva(MTb 5445-MG)Embrapa Gado de Leite(32) 3249-4712 / (32)  9124-0310


Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/