03/12/07 |

Encontro discute papel das minhocas como indicadoras ambientais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

De  segunda-feira(3) até quinta-feira (6)  acontece o 3º Encontro Latino-Americano de Ecologia e Taxonomia de Oligoquetas – ELAETAO3. Oligoquetas são animais que têm forma cilíndrica e estão dentro do filo dos anelídeos (compostos de anéis), e podem ser terrestres, como as minhocas, ou aquáticos, como as sanguessugas.

Segundo George Brown, pesquisador da Embrapa Florestas, o encontro vai enfatizar as minhocas e seu papel como indicadoras ambientais. Ou seja, é possível saber se a qualidade do solo, seu estado de conservação, se já houve queimada ou não, por meio da observação e estudo das minhocas encontradas. "O estado de conservação da floresta pode ser mapeado pelas espécies de minhocas que compõem o solo. O mesmo acontece com sua fertilidade", explica.

Além de palestras com especialistas de oito países como Argentina, Colômbia, México, Uruguai e Espanha, outras três atividades serão realizadas no Encontro. Um workshop cujo tema é a importância das minhocas para a fertilidade do solo, incluindo uma síntese do estado atual e a necessidade de conhecimento de oligoquetas e também a avaliação de algumas metodologias usadas. O workshop também vai discutir a criação de uma base de dados que reúna as informações  sobre oligoquetas que encontram-se dispersas.

Outra atividade será uma oficina de taxonomia, onde os especialistas terão a possibilidade de ensinar métodos de identificação das espécies. Segundo o pesquisador, já existem cerca de 4 mil espécies catalogadas e pelo menos outras mil ainda necessitam ser encontradas e descritas.  

Também serão lançadas duas publicações: o livro "Minhocas na América Latina: biodiversidade e ecologia", resultado do primeiro ELAETAO, produzido pela Embrapa Soja (Londrina/PR); e o DVD "Minhocultura - alternativa agroecológica para reciclagem de resíduos orgânicos", produzido pela Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ).

O evento está sendo promovido pela Embrapa Florestas e Centro Universitário Positivo – Unicenp,  com o apoio da Fundação Agrisus, CNPq e Iguaçu Celulose , Papel S/A..

Sobre minhocas

As minhocas tem uma longa história associada ao ser humano. Os egípcios, na época dos faraós, associavam a terra fértil aos processos de inundação do Rio Nilo e as atividades das minhocas. As utilizavam inclusive em cerimônias culturais. As minhocas foram lembradas também por Aristóteles, que as chamou de "intestinos da terra".

Mas muitas outras atividades são desenvolvidas com elas como a minhocultura, onde se transformam resíduos orgânicos em húmus, um adubo orgânico para hortas e jardins. Os pássaros, peixes e até alguns indígenas consomem as minhocas como alimento aproveitando os 70% de proteína existentes em sua composição. E os chineses as utilizam também para compor produtos farmacêuticos.

ServiçoData: 03 a 06/12/2007Horário: 8h às 20hLocal: Centro Universitário Positivo/Unicenp (Rua. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300) Mais informações: www.cnpf.embrapa.br

Katia Pichelli  MTb 3594/PRColaboração: Graciele Muraro (estagiária)(41) 3675-5639 / 9977-5787

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/