18/12/07 |

Reunião discute parceria em melhoramento genético de soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As variedades de soja desenvolvidas para as regiões central e norte, abrangendo os Estados do Mato Grosso, Bahia e Distrito Federal, entre outros, ainda são pouco favorecidas pela pesquisa.  Este foi o tema de encontro mantido entre pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e produtores de sementes da indústria brasileira, na última semana, em Brasília/DF.

O encontro, que ocorreu na última quinta-feira( 13) contou com a participação dos chefes da Embrapa Soja, da Embrapa Cerrados, e da Embrapa Transferência de Tecnologia, Unidades da Empresa que deverão trabalhar na obtenção de variedades de soja para as condições climáticas e de solo dessas regiões. Essas Unidades possuem mais de 30 anos de trabalhos ininterruptos no melhoramento de soja, com diversas cultivares lançadas para o Cerrado brasileiro.

Melhoramento – O objetivo, segundo o técnico da Gerência de Sementes e Mudas da Embrapa Transferência de Tecnologia, Demerval Viana David, é garantir o melhoramento genético de sementes, maior variabilidade e produtividade, bem como a estabilidade da produção, a exemplo do que tem sido conseguido em outras regiões do país. "Dessa forma é possível gerar renda ao agricultor e divisas para o país", explica.  No melhoramento genético das plantas serão considerados aspectos como resistência a doenças, pragas e ferrugem, além da qualidade fisiológica, enumera David.

Segundo o técnico, a Embrapa Transferência de Tecnologia deverá ter papel preponderante na ação, atuando não apenas na multiplicação das sementes e transferência da tecnologia, mas também na validação das variedades nessas regiões, parte fundamental no desenvolvimento de cultivares. A Embrapa Transferência de Tecnologia possui Escritórios localizados em áreas especialmente destinadas a esse tipo de ação. 

Valéria Costa - MTb 15533/59/32 /SPColaboração: Kátia PaivaContatos: valeria.costa@embrapa.br(61) 3448-4510

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/