11/12/07 |

Fitoterápicos controlam parasitas em animais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Esta semana o Dia de Campo na TV aborda Fitoterápicos no controle de parasitas . O programa vai ao ar nesta sexta-feira( 14) , das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY) e parabólica, com reapresentação no domingo, dia 16, no Canal NBR / TV Nacional, a partir das 8h. A produção deste Dia de Campo na TV é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF) em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos - SP), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Minimizar o uso de produtos químicos no controle de parasitas em animais, de modo a diminuir o impacto de resíduos no meio ambiente e nos produtos de origem animal, como leite, carne e derivados. Esse é o objetivo da nova linha de pesquisa implantada na Embrapa Pecuária Sudeste, sobre controle alternativo de parasitas por meio da fitoterapia. Inédito na Embrapa Pecuária Sudeste, os estudos têm como objetivo controlar os parasitas animais com a utilização do princípio ativo das plantas, isoladamente ou associados a formulações químicas.

Um dos fatores positivos é que a fitoterapia elimina ou, ao menos, reduz o uso de produtos químicos. Em alguns casos, a planta pode ser utilizada diretamente como um vermífugo natural. Por isso, pode ser facilmente adotada pelos agricultores familiares. Entre os principais problemas da fitoterapia está a variação do princípio ativo das plantas, de acordo com o local, o solo e o clima. Nem sempre uma planta que apresenta ótimos resultados na Região Sul terá o mesmo desempenho no Norte do País. "Por isso, é preciso a realização de pesquisas regionalizadas", opina a pesquisadora.

Em função da rápida aquisição de resistência, por parte dos parasitas, aos produtos químicos comerciais, a fitoterapia tem sido amplamente estudada na atualidade. Os experimentos são realizados com o apoio da fitoquímica e toxicologia para conhecimento das substâncias ativas das plantas e seus efeitos.

Atualmente, Ana Carolina faz parte de um grupo de pesquisa coordenado pela Embrapa Caprinos (Sobral, CE) que estuda, dentro da fitoterapia, um produto feito à base de eucalipto. O produto foi patenteado e o domínio é da Embrapa e da Universidade Federal de Minas Gerais. O novo fitoterápico é feito a partir do óleo de eucalipto, que é comprado diretamente de empresas especializadas, algumas produzindo em larga escala. "Essa foi uma forma que encontramos para fugir um pouco da dependência de fatores climáticos, de solo, entre outras coisas", diz ela.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo), pelo fax (61) 3273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Pecuária Sudeste www.cppse.embrapa.br Jornalista: Jorge Reti - MTb 12693-SP e MS 14130/SJPSP/FENAJ

Telefone: (16) 3361-5611 E-mail: jreti@cppse.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica www.sct.embrapa.br

Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)

Telefone: (61) 3448-4590 E-mail: diacampo@sct.embrapa.br

Dúvidas? Fale com o Serviço de Atendimento ao CidadãoSede da Embrapa – Brasília - DFEndereço: sac@embrapa.brTelefone: (61) 3448-4088*

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/