13/12/07 |

Embrapa propõe revitalização dos Sistemas Estaduais de Pesquisa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A revitalização das organizações estaduais de pesquisa agropecuária (OEPA's) foi a pauta da reunião, realizada essa semana, em Brasília, entre a diretoria da Embrapa, o presidente do Conselho Nacional de Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Baldonildo Napoleão e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.

A idéia é fortalecer o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) e apoiar as OEPA's, que nos últimos tempos perderam importância devido à redução do orçamento, aposentadoria de técnicos e poucos recursos para infra-estrutura.  Segundo o diretor da Embrapa, Geraldo Eugênio, neste momento há uma retomada dos mecanismos de cooperação e de ação conjunta. "Há um real sentimento por parte da Embrapa que o fortalecimento do SNPA é condição fundamental para o seu próprio desempenho. Para o país é fundamental contar com instituições estaduais de pesquisa agropecuária fortes, a fim de que complementarmente ao que a Embrapa vem fazendo, possa potencializar a ação de desenvolvimento tecnológico nos Estados e regiões", explicou.

O primeiro passo para o processo de revitalização foi dado com o anúncio do PAC da Ciência e Tecnologia que vai destinar recursos para as instituições estaduais de pesquisa, sendo que a maioria delas está ligada às Secretarias de Agricultura. Para a diretoria da Embrapa é preciso uma maior aproximação entre o MAPA, Embrapa, Secretarias de Estado e suas instituições estaduais de pesquisa a fim de realizar a reestruturação de estações experimentais, laboratórios e estrutura física em geral. "No Estado onde não se pode contar com a parceria de uma instituição estadual, normalmente a ação da Embrapa fica comprometida, já que tem que fazer as pesquisas em nível nacional, além de se envolver com as pesquisas estaduais quando as instituições locais poderiam fazer", ressaltou Geraldo.

O diretor afirmou ainda que com a rede Embrapa e a rede das OEPA's fortalecidas, melhores serão as condições de continuar a suprir as tecnologias que o mundo rural do Brasil precisa para manter o agronegócio como um dos pilares da sua economia. "A inserção do fortalecimento das organizações estaduais de pesquisa agropecuária como uma das metas no recém lançado Plano de Ação 2007-2010: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, do Ministério de Ciência e Tecnologia  é um testemunho do esforço da Embrapa junto às demais instâncias de governo em valorizar o Sistema como um todo."

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/