13/12/07 |

Agritempo ajuda agricultor a ter sucesso na lavoura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Já se foi o tempo em que o agricultor plantava sua lavoura na incerteza, esperando que  chovesse na hora certa e na quantidade necessária. Arriscar não é mais um verbo tão praticado como foi durante muitos anos.

Hoje, existe a possibilidade de se saber, com um grau de certeza muito bom, a época mais recomendada para plantio de diversas culturas agrícolas. E mais: como e quando manejar corretamente as lavouras.

As informações originadas pelo zoneamento de riscos climáticos, associadas a outras variáveis que influenciam no sucesso da plantação, formam a base do Agritempo, o Sistema de Monitoramento Agrometeorológico disponível no endereço http://www.agritempo.gov.br/. De acordo com o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) Eduardo Assad, coordenador do Agritempo, a confiabilidade dos dados disponibilizados é muito alta. "É feita uma crítica dos dados regularmente e o nível de confiança das previsões é de 95% para 24 horas e chega a 60% em cinco dias", assegura.

Segundo Assad, as previsões são atualizadas a cada 12 horas e, com isso, o nível de confiabilidade é sempre crescente. "Estamos baseados nos melhores modelos de previsão de tempo e clima do Brasil, que vêm do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), do Instituto Somar de Meteorologia e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia)", explica.

Os benefícios que o produtor pode ter ao utilizar o sistema são vários. "Num primeiro momento, o produtor pode ter acesso às informações meteorológicas com atualização dos diagnósticos de previsão do tempo duas vezes ao dia. Depois, tem acesso às indicações do zoneamento agrícola de riscos climáticos, em que são recomendados as datas de plantio, o tipo de solos e as cultivares para cada município brasileiro", afirma Assad, enumerando ainda o acesso aos boletins agrometeorológicos com diagnóstico regional da situação a cada sete dias e às informações climatológicas da região como benefícios do sistema.

O coordenador do Agritempo concorda em que um dos principais objetivos do sistema é ajudar a racionalizar e a profissionalizar a agricultura brasileira. "Mas para nós o principal ganho foi disponibilizar para nossos clientes informações gratuitas e públicas que permitem, inclusive, que diagnósticos locais possam ser feitos pelo próprio usuário conforme os modelos que ele adotar", completa.

O Agritempo, além da coordenação da Embrapa Informática Agropecuária, tem o apoio da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), do Inpe, da Ufscar (Universidade Federal de São Paulo) e das unidades Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) e Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) da Embrapa.

Outras informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo: (31) 3779-1172 ou clenio@cnpms.embrapa.br .

Clenio Araujo (MG 06.279 JP) Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)Contatos: (31) 3779-1172 Cel.: (31) 9974-3282

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/